Aluguéis de Temporada com Segurança: Advogada Érika Lócio Oferece Imersão para Prevenir Golpes e Blindar Contratos

Centro de Estudos do Direito Imobiliário promove curso ministrado pela especialista em Direito Imobiliário, Érika Lócio, visando garantir transações seguras no aquecido mercado de aluguéis por temporada.
 Aluguéis de Temporada com Segurança: Advogada Érika Lócio Oferece Imersão para Prevenir Golpes e Blindar Contratos

Foto: Divulgação

O verão já está batendo a porta e o mercado imobiliário vive um momento positivo. A época dos aluguéis por temporada está bem próxima. Já se foi o tempo em que os turistas visavam apenas suas próprias mansões para passar férias, ou pousadas confortáveis e hotéis luxuosos. A nova geração de consumidores é mais “volátil, ou seja, gosta de viver várias experiências em locais diferentes. Não quer ficar presa a uma só moradia ou padrões pré-fixados durante a estada. É uma nova tendência mundial de comportamento entre os locatários de imóveis”.

Nos empreendimentos que se destinam a aluguéis por temporada, os locatários acabam tendo um pouco mais de liberdade, de espaço para negociar preço, oportunidades de locais pet friendly ou específicos para homoafetivos. Acompanhando essa tendência, há inclusive atualmente empreendimentos exclusivos para fins de locação short stay, os chamados “Moradias Multifamily” ou “Moradia por Assinatura“.

De acordo com a advogada, especialista em contratos de locação imobiliária e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PE, Érika Lócio, existem inúmeras vantagens na locação por temporada. Para ela, a primeira vantagem competitiva dessa modalidade de locação em relação aos hotéis é a questão financeira. “Ainda é mais rentável alugar uma casa ou apartamento porque se pode ter, por exemplo, até 10 pessoas em um imóvel com 3 dormitórios, e ainda dispor da cozinha para preparar as refeições. Isso representa uma grande economia quando se coloca na ponta do lápis as despesas com alimentação, frente a alta demanda de restaurantes nesse período em que os alimentos ficam mais caros” enumera.

A pessoa pode até não ter a comodidade de um café da manhã à espera, pronto e sem nenhum trabalho, mas terá a compensação de um grande alívio no bolso”, aponta. “É só fazer as contas para ver a vantagem que, é claro, será financeira, já que o aluguel não traz junto arrumadeira, camareira e serviço de quarto“, acrescenta a advogada. A dica, segundo ela, é “negociar, sempre que possível, e tomar as cautelas necessárias para ajustar toda a negociação por meio de um contrato de locação que traga segurança jurídica para ambas as partes, locadores ou locatários”.

Porém, para algumas pessoas, o aluguel por temporada ainda causa uma certa estranheza, um certo medo do desconhecido. Para quem não quer ter o dissabor de alugar o que não existe e só descobrir que foi enganado quando chegar à praia ou ao campo, ou mesmo para o locador ao receber de volta seu imóvel deteriorado após a locação. É preciso ter cuidado com sistemas de oferta que não oferecem garantias reais e confiáveis e, principalmente, com particulares que oferecem imóveis dos sonhos a preços irreais e fantasticamente convidativos.

É pensando nisso, que o Centro de Estudos do Direito Imobiliário (Cesdi), irá promover uma capacitação voltada a advogados, corretores de imóveis e ao público em geral, que quer aprender a elaborar um contrato de aluguel sem brechas. A advogada Érika Lócio irá ministrar no próximo dia 24, das 8 às 18h, a imersão em contratos de locação de imóveis, trazendo sua experiência de mais de 20 anos na prática da assessoria de negócios imobiliários para destrinchar a elaboração de contratos blindados de locação de imóveis, dedicando um dia inteiro à análise e resolução de casos práticos. O evento será realizado no Auditório do Empresarial Riomar Trade Center, Torre 5, no Pina.

Um dos tópicos que mais interessam o público em geral é a prevenção contra golpes. De acordo com um levantamento feito pela plataforma de compra e venda OLX, o número de casos de fraude envolvendo aluguel de casas, apartamentos e outras acomodações por temporada chegou a 2,8 mil apenas nos primeiros cinco meses deste ano. O estudo apontou que, o período de férias requer ainda mais cuidado, já que criminosos aproveitam a maior busca por períodos de descanso para realizar os golpes. O mesmo acontece em feriados prolongados, quando o número de anúncios falsos aumenta e os viajantes ficam mais expostos. A incidência de anúncios fraudulentos na categoria “Pacote” da plataforma aumentou 51% em relação aos cinco primeiros meses de 2022.

Lócio vai trazer vários alertas que podem ser usados na prática, como por exemplo, evitar alugar casas em que o proprietário ofereça um valor muito abaixo do mercado, não aceitar qualquer tipo de acordo informal, os chamados “acordos de boca” e não transferir o valor para a conta de terceiros. E ainda faz uma observação, “se tiver alguma desconfiança, fique atento. Na dúvida, é melhor perder o negócio do que perder o dinheiro!“, ressalta.

Essas e outras dicas, também sobre locações residenciais e comerciais, necessárias para blindar as locações e bastante úteis para donos de imóveis e inquilinos, serão tratadas na imersão. O curso tem como objetivo geral trazer as práticas atuais de blindagem dos contratos de locação de imóveis, de acordo, inclusive, com o entendimento dos tribunais, atualizando advogados, corretores de imóveis, acadêmicos para garantir segurança jurídica nos contratos por eles elaborados para seus clientes e, com isso, estarem preparados para apresentarem um produto de qualidade e rentabilizar nas suas respectivas profissões. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma www.sympla.com.br/evento/imersao-em-contratos-de-locacao-imobiliaria/2213718.

SERVIÇO:
O quê? Curso de Imersão em Contratos de Locação Imobiliária
Quando? 24 de novembro
Hora? 8h às 18h
Onde? Riomar Trade Center 5, Recife
Como participar? Inscrições no link: www.sympla.com.br/evento/imersao-em-contratos-de-locacao-imobiliaria/2213718

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *