Alunos e professores da rede pública do Recife e de Belo Jardim embarcam para intercâmbio cultural em Portugal

 Alunos e professores da rede pública do Recife e de Belo Jardim embarcam para intercâmbio cultural em Portugal

Foto: Divulgação

Uma emocionante jornada rumo à história brasileira se inicia para vinte e quatro alunos da rede municipal de ensino das cidades do Recife e Belo Jardim, Pernambuco. Acompanhados por dois professores de cada município, esses jovens estudantes embarcam neste sábado, dia 11, em direção a Portugal, onde participarão de um enriquecedor intercâmbio cultural. O projeto intitulado “Era Uma Vez… Brasil” promete uma imersão na rica história do Brasil, valorizando os povos originários e tecendo um novo capítulo de experiências pessoais.

O “Era Uma Vez… Brasil” oferece aos selecionados a oportunidade de mergulhar na história brasileira, com um enfoque especial na valorização dos povos originários. Durante os próximos 10 dias, os participantes terão a oportunidade de explorar o território lusitano, aprendendo, vivendo e compartilhando experiências únicas.

Antes da partida, todos os estudantes e educadores escolhidos participaram de oficinas de audiovisual abrangendo áreas como interpretação, roteiro, som e fotografia. Além disso, tiveram vivências enriquecedoras com foco na cultura afro-brasileira e indígena, interagindo com representantes dos Xukurus do Ororubá, dos Quilombos Catucá e Barro Branco, do Terreiro Santa Bárbara Nação Xambá, e com diversas etnias indígenas de Pernambuco.

Marici Vila, diretora executiva do “Era Uma Vez… Brasil“, destaca a importância deste momento único: “Agora chegou o grande momento de construirmos essa nova história com os estudantes. É uma oportunidade única, de dez dias que, com certeza, simbolizam muito mais do que apenas uma viagem ao exterior.”

O projeto, que chega à sua sétima edição em 2023, mobilizou 34 professores de 27 escolas diferentes em Pernambuco, com 836 estudantes inscritos. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez… Brasil” explora o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis“. Em todo o país, 120 brasileiros, incluindo professores, participarão desse intercâmbio enriquecedor.

A primeira etapa do projeto, denominada “Fatos Históricos“, foi concluída em maio, envolvendo professores de História. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os alunos inscritos. Como resultado, os estudantes produziram mais de 300 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto, todos relacionados à temática do projeto. Os cem melhores trabalhos em HQ seguiram para a etapa de oficinas e serão parte integrante do livro “Era uma vez… Brasil“, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *