Álvaro Porto cobra do governo pagamento de emendas para viabilizar projetos municipais

Durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, presidente da Alepe defende liberação de recursos para execução de obras e serviços planejados pelas prefeituras.

 Álvaro Porto cobra do governo pagamento de emendas para viabilizar projetos municipais Durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, presidente da Alepe defende liberação de recursos para execução de obras e serviços planejados pelas prefeituras.

Foto: Lucas Patrício

Em discurso realizado na abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, nesta segunda-feira (28.04), no Teatro Guararapes, no Recife, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, fez apelo ao governo do estado para que execute o pagamento das emendas de 2024, de modo a possibilitar que aquilo foi planejado pelos municípios saia do papel.

Fazendo referência ao tema do evento, “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o deputado ressaltou que o planejamento é fundamental para se chegar ao êxito das gestões, mas lembrou que planejar e não dispor de recursos inviabiliza qualquer projeto ou ação programada.

A gestão depende também de trabalho em conjunto, da soma de forças dos entes do Estado, com cada agente público cumprindo bem o seu papel em favor dos municípios. Principalmente no que diz respeito à garantia do devido recurso às gestões. Afinal, sem dinheiro não se pode investir, não se executa projetos e obras e, por consequência, não se atende às necessidades dos habitantes dos municípios. Portanto, seguimos contando com a compreensão do governo”, afirmou.

O deputado salientou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem se preocupado em auxiliar prefeituras com a destinação de emendas para os municípios e que, ainda ano passado, os gestores levantaram prioridades e necessidades e desenharam seus planejamentos, apostando nos repasses financeiros previstos nas emendas. “Porém, sem a liberação dos recursos não há plano traçado que possa vingar”, disse.

Ele afirmou que deputados e deputadas que fizeram a destinação aos municípios, assim como as prefeituras designadas, vivem hoje a expectativa de receber os recursos para colocar em prática aquilo que foi programado. E acrescentou que, como se sabe, metade dos recursos das emendas é destinada à Saúde e metade, à educação, políticas sociais, obras estruturadoras. “Ou seja, são recursos que podem contribuir de modo decisivo para o sucesso das gestões”.

Porto ressaltou que foi prefeito por dois mandatos e que sabe bem o quanto é frustrante planejar e não poder executar. Além disso, segundo ele, nunca é demais lembrar que é na ponta, na vida cotidiana dos municípios, que os serviços de saúde, educação e infraestrutura são cobrados pela população.

Ainda no discurso, o presidente da Alepe destacou a importância da mobilização pelo fortalecimento da municipalidade e acrescentou que planejamento é essencial para o aperfeiçoamento de projetos, investimentos, obras, enfim, para a conquista de melhores resultados pelas gestões municipais.

No encerramento da fala, Álvaro Porto reiterou que a Alepe permanece ao lado dos municípios e fez votos de êxito ao congresso que se estende até quarta-feira (30.04). “Que as discussões e as trocas de experiências sejam proveitosas e que os desafios colocados para as gestões possam motivar debates produtivos”, disse.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *