André Régis defende implantação de voto distrital misto
O vereador do Recife André Régis (PSDB), foi à tribuna da Câmara na tarde desta segunda (03), para defender uma reforma eleitoral que entre em vigor já nas próximas eleições. O peessedebista criticou o atual modelo e afirmou que “os partidos entraram em processo de decomposição, o sistema entrou em exaustão e a população repudia qualquer iniciativa partidária”.
O parlamentar defendeu a adoção do atual modelo em vigência na Alemanha. “Os partidos estão desacreditados e o cidadão não vota em partido e sim nas pessoas. Por isso, o voto distrital favorece a escolha do político que está perto. Sendo misto, também favorecerá aos partidos que poderão ser escolhidos pelo cidadão”, completou. A mudança do sistema eleitoral de voto proporcional para o voto distrital misto está sendo discutida no Senado, e se aprovada até outubro deste ano valerá a partir das próximas eleições, em 2020.
“No sistema misto há equilíbrio de voto para o candidato do distrito e para o partido que se identifica ideologicamente, além de diminuir o número de partidos existente” destacou André Régis que diz acreditar que o eleitor não vai querer escolher uma sigla para votar. Ele ainda acrescentou que o PSDB defende o voto distrital misto e já defendeu no passado o distrital puro.
Por: Douglas Hacknen – Recife