Anepe e a Coalizão Negra por Direitos indicam candidatura de Vinicius Castello para a Alepe
“Nós não vamos nos calar, não vamos abaixar as nossas cabeças na luta pelo antirracismo. Vamos ocupar os nossos espaços por direito, essas representações que hoje estão aí não mais falarão por nós!”, afirmou o candidato a deputado estadual Vinicius Castello (PT) durante o lançamento do Quilombo nos Parlamentos PE, uma plataforma política da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) em parceria com o movimento Coalizão Negra por Direitos. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (22), na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos, em Santo Amaro, Zona Norte do Recife.
Castello, um dos candidatos que está sendo indicado pela Anepe, assinou uma carta compromisso assumindo a responsabilidade de, caso eleito, defender as pautas antirracistas, na Assembleia Legislativa, além de buscar garantir, com o seu mandato, direitos para a população negra do nosso estado.
“O movimento negro tem se inserido na pauta política e nós precisamos atuar de maneira estratégica na ocupação dos espaços para fortalecermos uma luta que, de fato, é social e que interefere na vida da maior parcela da população do nosso estado. Assumo esse compromisso, que já é uma das minhas lutas de vida pública e política, sabendo que temos que trasnformar os espaços de poder em verdadeiros quilombos, para que consigamos ter, de fato, uma política antirracista, que respeite a dignidade humana e entenda todas as pluralidades do nosso povo”, afirmou Vinicius.
Nas eleições de 2022, a Anepe e a Coalizão Negra por Direitos estão indicando candidaturas negras tanto para deputado estadual como para federal. O objetivo principal é conseguir uma bancada do movimento negro na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara Federal de Deputados.