Arte e Cultura Quilombola: Grupo de São Lourenço Expõe Produtos Artesanais no Shopping Patteo Olinda

Espaço colaborativo "Patteo Social" recebe Quilombolas de São Lourenço, destacando a riqueza da cultura local através de produtos únicos e artesanais.
 Arte e Cultura Quilombola: Grupo de São Lourenço Expõe Produtos Artesanais no Shopping Patteo Olinda

Patteo Social – Quilombolas

Durante todo o mês de fevereiro, o Shopping Patteo Olinda abre suas portas para receber o grupo Quilombolas de São Lourenço no espaço colaborativo “Patteo Social“. Composto por mulheres artesãs e marisqueiras do Quilombo de São Lourenço, em Goiana, o grupo traz consigo a riqueza cultural da região por meio de produtos artesanais únicos.

As peças confeccionadas pelas Quilombolas de São Lourenço são verdadeiras obras de arte, feitas à mão e decoradas com búzios, mariscos e coco de macaíba, coletados de maneira sustentável. Utilizando técnicas tradicionais, como o tear, o ponto da rede de pesca, crochê, e amarrações, o grupo cria colares, brincos, pulseiras, bolsas e roupas exclusivas.

A loja “Patteo Social”, localizada no piso L2 do shopping, funciona de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Vale ressaltar que 100% da renda obtida com a venda dos produtos será revertida para apoiar as ações do grupo Quilombolas de São Lourenço.

O Quilombo São Lourenço, reconhecido nacionalmente, conta com cerca de 950 famílias e foi oficialmente reconhecido como quilombo em 2005 pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade, situada no distrito de Tejucupapo, em Goiana, a aproximadamente 66 km do Recife, tem nas mãos talentosas e na união das mulheres uma fonte complementar de renda através do artesanato.

Além de conquistar espaço no cenário local, as artesãs do grupo Quilombolas de São Lourenço já alcançaram reconhecimento nacional, participando de eventos renomados, como o São Paulo Fashion Week, levando a cultura e a arte do quilombo para algumas das mais tradicionais passarelas de moda do Brasil.

Foto: Divulgação

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *