Atriz Maeve Jinkings ganha título de cidadã pernambucana; conheça sua origem e carreira

 Atriz Maeve Jinkings ganha título de cidadã pernambucana; conheça sua origem e carreira

CINEMA Atriz Maeve Jinkings ganha título de cidadã pernambucana – FOTO: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

A atriz e diretora Maeve Jinkings, natural de Brasília (DF), será condecorada com o título de cidadã pernambucana, concedido pela Assembleia Legislativa a pedido da deputada estadual Teresa Leitão (PT), que agora disputa o Senado. A cerimônia aberta ao público ocorre na Assembleia, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (24), às 18h.

Muitas pessoas que não conhecem a origem da atriz acreditam que sua naturalidade é realmente a pernambucana. Isso porque ela está presente em diversas produções de cineastas pernambucanos, como “O Som ao Redor” (2012) e “Aquarius” (2016), ambos de Kleber Mendonça Filho.

Maeve Jinkings também está presente em filmes pernambucanos como “Boa Sorte, Meu Amor” (2013), de Daniel Aragão; “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro; e “Boi Neon” (2015), de Gabriel Mascaro. Apesar de brasiliense, a artista é fortemente identificada com a cena cultural pernambucana.

A artista tem prenome irlandês de origem celta e sobrenome escocês. Nasceu em Brasília, mas foi criada em Belém do Pará. Estudou artes dramáticas em São Paulo e escolheu Recife como a cidade de seu coração.

É sempre para a capital pernambucana que ela ela onde corre em suas folgas. Apesar disso, tem vivido basicamente no Rio de Janeiro, por conta da intensa agenda de trabalho.

Atuante no teatro, no cinema e na televisão, Maeve tem uma carreira consolidada com vários prêmios de melhor atriz. Ela começou a carreira como preparadora de elenco. Conquistou vários prêmios como atriz, e também mergulhou na direção.

mmscriacoes

Related post