AUXÍLIO BRASIL: Lula vai diminuir auxílio? Valor BILIONÁRIO precisa ser liberado para manter

Nesta quinta-feira (03) é iniciado oficialmente o período de transição do governo de Jair Bolsonaro (PL) para o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse momento, a equipe liderada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), iniciará as negociações para adaptar o orçamento de 2023 às propostas feitas por Lula.
LULA tenta manter AUXÍLIO BRASIL em 600 reais, mas orçamento precisará ser modificado para isso

Além desse quesito, Lula prometeu garantir um valor extra de R$150 por criança de até 6 anos. O gasto com apenas essas duas propostas de Lula seria de R$ 70 bilhões.
Todas essas propostas do petistas não possuem espaço no orçamento desenvolvido pelo Governo Bolsonaro, que foi afetado pelos gastos ao longo de 2022, como a PEC dos Benefícios. As medidas tidas como emergenciais deixaram a estimativa de custo apertado. Diversos grupos apontam que o orçamento como está retira a governabilidade e corta drasticamente os benefícios dados este ano.
Uma das formas para garantir recursos a mais em 2023 seria o desenvolvimento de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que permita realizar despesas fora do teto de gastos. Tal medida já foi realizada pelo governo Bolsonaro em 2021 e 2022.
Economistas e políticos do PT consideram que o orçamento de 2023 proposto por Bolsonaro não permite movimentação do próximo governo e não é realizável.