Banda Curica leva música instrumental às escolas públicas de Goiana, Pernambuco, em projeto inédito

Iniciativa celebra os 175 anos da histórica banda, promovendo interação cultural com estudantes da região
 Banda Curica leva música instrumental às escolas públicas de Goiana, Pernambuco, em projeto inédito

Banda Curica em Goiana – Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, dia 06, a Sociedade Musical Curica, conhecida como Banda Curica, dá início a uma agenda de apresentações de música instrumental pelas escolas públicas da cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado. A iniciativa inédita, tem como proposta aproximar o público estudantil e a comunidade escolar para valorização da música instrumental produzida na região. A primeira apresentação será realizada no Sesc Ler, em Goiana, às 9h, para uma plateia de aproximadamente 300 alunos de escolas municipais e estaduais da cidade.

Com 175 anos de história, completados em 2023, a banda conta com mais de 80 músicos. São jovens negros, filhos de dona de casa, trabalhadores rurais, e que moram na área urbana e rural. A Curica tem um acervo musical de 800 títulos catalogados, de todos os gêneros, entre clássicos, barrocos, dobrados, marchas de procissão, músicas religiosas e MPB. Ao som dos instrumentos clássicos, como oboé, clarone e o flautim, a banda promete trazer, para dentro das apresentações, um valioso legado da cultura popular da Zona da Mata Norte, que serão executados em uma peça que exalta sonoridade do maracatu rural, coco de roda, ciranda e cavalo marinho. 

Com repertório musical cheio de sofisticação e variedade, o grupo que já marcou presença nas comemorações da Abolição da Escravatura (1888), da Proclamação da República (1889), e participou das festas em homenagem a D. Pedro II, que esteve em visita à cidade, em 06 de dezembro de 1859, há exatos 164 anos, agora, vai ao encontro do público estudantil para apresentar toda a sua história, musicalidade e cultura instrumental. 

“A mostra será realizada no formato de aula-espetáculo. Queremos possibilitar que a plateia possa ouvir e interagir com os músicos e instrumentos. Nós temos um papel importante na formação de novos artistas, renovação dos próprios integrantes, como maestro, diretores e instrumentistas. Também queremos seguir preservando este trabalho de transformação de sonhos e vidas de muita gente” explica o Maestro Everton Luiz. O tempo de apresentação será das 9h às 11h. 

Entre os muitos nomes ilustres que já fizeram parte do quadro de sócios da Banda Curica, consta o ex-presidente da República, Getúlio Vargas ( 1951 a 1954), e o interventor federal do Estado, natural do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha. Como na maioria das bandas existentes no país, a sede da Curica também funciona como uma escolinha de música. A ideia é proporcionar para que crianças de origem humilde recebam orientação musical, e de graça. Todo o trabalho é realizado com apoio dos voluntários e seus auxiliares.

A banda, além de ser responsável pela contínua preparação de novos artistas, traz no histórico a passagem de nomes consagrados. “Temos um papel social, cultural e histórico na história e vida dos goianienses e do Brasil. Ter uma instituição com 175 anos, que segue fazendo a diferença na cultura do nosso Brasil, para nós, é motivo de muito orgulho” diz, emocionado, o presidente da instituição musical, Edson Silva.

O projeto, realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura; e parceria da Secretaria Estadual  e Municipal de Educação, contará com mais três audições. A agenda deve ser realizada dentro do calendário do ano letivo de 2024. Para saber mais e ficar por dentro das próximas apresentações basta acessar o site: https://www.curica.org/

Serviço:

O quê: Projeto leva música instrumental para escolas públicas do interior de Pernambuco 

Quando: Quarta-feira, 06 de dezembro

Onde:  Sesc Ler – Goiana

Horário: 9h às 11h

Acesso: Gratuito

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *