Bela Vista Cultural promove ações educativas para alunos e professores da rede pública de Recife nos dias 6 e 10 de maio

 Bela Vista Cultural promove ações educativas para alunos e professores da rede pública de Recife nos dias 6 e 10 de maio

Bela Vista Cultural Ações educativas Bela Vista Cultural, Associação Comercial de Pernambuco, Recife

Entre os dias 6 e 10 de maio, a Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social – desembarca em Recife para promover diversas apresentações em escolas da rede pública de ensino do município. As palestras também serão acompanhadas de visitas guiadas ao Palácio do Comércio, edifício-sede da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, no centro histórico da cidade. Ao todo, cerca de 500 alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental participarão das atividades.

Nos três primeiros dias que a Bela Vista Cultural estará em Recife, de segunda a quarta-feira – 6 a 8 de maio -, a equipe pedagógica da editora apresentará aos alunos dos 8°s e 9°s anos de seis escolas, os conceitos e conteúdos relacionados ao projeto “Educação Financeira para Jovens Estudantes”, lançado pela editora no ano passado.

Nessas mesmas datas, mas no período da tarde, outras seis instituições receberão palestras com o objetivo de instigar os alunos das mesmas séries a refletirem sobre o senso de propósito e a importância de se planejar, com cuidado, a vida futura; levando em conta as formações escolar, profissional e social. Esses temas tão importantes e relevantes nos dias de hoje permeiam a mais recente iniciativa da Bela Vista Cultural, o “Projeto de Vida e Cidadania”, lançado em março deste ano.

Em todas essas visitas, exemplares do livro de cada ação serão doados aos alunos e aos professores. Além da publicação, os docentes serão presenteados com cartilhas pedagógicas, que sugerem atividades formativas relacionadas aos temas. Inclusive, elas podem ser utilizadas como materiais complementares junto aos estudantes, bem como, dentro de casa – pelos seus familiares. Em datas a serem definidas posteriormente, os profissionais também vão passar por formações nas quais serão detalhadas as melhores formas de se utilizar esses materiais. 

Já nos dois últimos dias, 9 e 10 de maio, estão programadas doze visitas guiadas, na sede da ACP – em frente ao Marco Zero, com os estudantes e os professores que participaram dos primeiros encontros. Na ocasião, o “Barão” e a “Condessa”, personagens ficcionais criados especialmente para as visitas ao prédio, acompanharão os alunos durante a visita para que eles possam desvendar os inúmeros segredos que esse logradouro histórico possui.

Para as turmas atendidas pelo projeto “Educação Financeira”, a visita terá como tema principal a trajetória econômica de Pernambuco, mostrando como os diferentes setores produtivos se desenvolveram ao longo dos últimos séculos. Já para os alunos do “Projeto de Vida e Cidadania”,  as visitas têm o objetivo de focar nas novas perspectivas do mercado de trabalho, com especial atenção às áreas profissionais que marcaram seu nome na história do estado.

Os encontros são resultado de uma parceria instituída em 2023 entre a Bela Vista Cultural, a Secretaria Municipal de Educação de Recife e a Associação Comercial de Pernambuco – ACP, com o objetivo de disponibilizar experiências imersivas gratuitas aos alunos da rede pública de ensino municipal. Após o término dos encontros, espera-se que os professores possam continuar a discussão dos temas com base nos livros, materiais, atividades e experiências promovidos ao longo da semana.

Sobre a Bela Vista Cultural

Fundada em 2016, por Renan Cyrillo e Caio Itri, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.

A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e formato de cada um de seus projetos culturais, mas todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares têm cunho gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas nesses projetos. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social. 

www.belavistacultural.com.br

@belavistacultural

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *