Brasil Conquista o Paladar da Eurásia: Mapa Participa da WorldFood Istambul 2023

 Brasil Conquista o Paladar da Eurásia: Mapa Participa da WorldFood Istambul 2023

Foto: Divulgação

A Eurásia abriu suas portas para o sabor do Brasil na 31ª Edição da WorldFood Istambul 2023. Sob o esplendor da cidade de Istambul, onde a história encontra a modernidade, 12 expositores brasileiros brilharam com produtos que encantaram os paladares turcos e internacionais. Nessa verdadeira festa gastronômica que aconteceu de 6 a 9 de setembro, os renomados sabores brasileiros, incluindo o açaí, café, feijão, açúcar, proteína animal e gergelim, tomaram o centro do palco.

A Feira WorldFood Istambul 2023 não é apenas um evento de destaque na indústria alimentícia turca, mas também uma plataforma global de cooperação. Ela reúne não apenas marcas locais, mas também aquelas de além-fronteiras, unindo produtores e empresários de todo o mundo. A localização estratégica de Istambul, entre a Europa e a Ásia, torna o evento um ponto de encontro único para a indústria alimentícia global.

A iniciativa da Missão Comercial à Turquia, liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve como objetivo principal abrir novas fronteiras para o agronegócio brasileiro na Turquia e na região.

A magnitude do evento foi impressionante, com 38.358 visitantes de 163 países diferentes, e um notável aumento de 141% no número de participantes estrangeiros em comparação com o ano anterior. O número de expositores atingiu um patamar histórico, com 835 empresas de 25 países apresentando mais de 2.000 marcas durante o evento.

O Pavilhão Brasil, lar das 12 empresas brasileiras escolhidas para a exposição, ofereceu uma estrutura completa para a preparação e exibição de produtos, além de apoio técnico do ministério para reuniões com potenciais compradores. O Mapa também incentivou os expositores a investirem em ações promocionais que poderiam ampliar ainda mais os resultados positivos.

Entre os produtos brasileiros que se destacaram na WorldFood Istambul 2023 estão o açaí, café, feijão, açúcar, proteína animal, pimenta em grão, gergelim, extratos e óleos vegetais. Durante a exposição, workshops, seminários e apresentações atraíram a atenção dos visitantes. Um dos estandes protagonizou um “cooking show”, demonstrando a preparação do açaí para o público turco, que não poupou elogios ao produto. O Pavilhão Brasil se tornou um dos lugares mais visitados, inclusive por compradores do Oriente Médio, como Síria e Jordânia, e da Ásia Central.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/Mapa), o Pavilhão Brasil movimentou impressionantes US$ 3 milhões em negócios durante os quatro dias do evento. Os expositores mantêm a expectativa de alcançar a marca de US$ 220 milhões em vendas nos próximos 12 meses.

Os números ressaltam a importância dessa relação comercial entre o Brasil e a Turquia. Em 2022, o Brasil exportou produtos agropecuários no valor de US$ 2,42 bilhões para a Turquia, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, com o embarque de três milhões de toneladas. Entre os produtos em destaque nas exportações brasileiras estão a soja, o café, o algodão, a celulose e a carne, tanto bovina quanto de frango.

Essa parceria em ascensão promete continuar a deliciar os paladares turcos e a fortalecer os laços comerciais entre essas duas nações. A WorldFood Istambul 2023 não é apenas uma exposição, mas um testemunho do sabor e da qualidade dos produtos brasileiros que conquistam o mundo.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *