Cadastramento biométrico em Machados termina nesta sexta; veja prazos em Pernambuco

Cadastramento biométrico tem diferentes datas de encerramento em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para o agendamento do cadastramento biométrico dos eleitores de Machados, no Agreste do estado, procedimento que identifica o eleitor pelas impressões digitais. No dia 28 de fevereiro, termina também o cadastramento na cidade Pombos, no Agreste.
Em 27 de março, termina o prazo nas demais cidades do estado, onde um percentual de pouco mais de 30% dos eleitores ainda está com a pendência.
O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de outubro de 2018, quando serão escolhidos presidente, senadores, deputados estaduais e federais.
Além de não poder votar, a pessoa sofre restrições no CPF e pode perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de se matricular em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público e deixar de obter ou renovar passaportes.
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nesta sexta-feira (16), uma das situações mais críticas se encontra em Ribeirão, na Zona da Mata, onde 66,3% das pessoas realizaram o cadastramento; e em três cidades do Grande Recife: Camaragibe (66,8%), Cabo de Santo Agostinho (67,4%) e São Lourenço da Mata (69,5%).
O cadastramento biométrico só se faz uma vez e é feito de forma gratuita. O eleitor que não fizer a biometria poderá como não poder candidatar-se a cargos eletivos ou assumir cargos públicos em caso de aprovação em concurso.
O agendamento para o cadastramento biométrico é feito no site do TRE-PE. O Tribunal orienta que o eleitor faça o agendamento, mas informa que faz o atendimento mesmo sem marcação prévia – a pessoa pode ter que aguardar um pouco mais do que quem agendou, mas será atendida.
Fonte: G1
Edição PE NEWS: Geibson Almeida