CAIXA Cultural Recife apresenta o espetáculo “Mundo: em Busca do Coração da Terra”

Grupo Tropa do Balacobaco realiza seis apresentações infantojuvenis e oferece oficina gratuita de manipulação de bonecos de 04 a 13 de outubro.

 CAIXA Cultural Recife apresenta o espetáculo “Mundo: em Busca do Coração da Terra” Grupo Tropa do Balacobaco realiza seis apresentações infantojuvenis e oferece oficina gratuita de manipulação de bonecos de 04 a 13 de outubro.

Grupo teatral Tropa do Balacobaco (Foto: Kaian Alves)

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 04 a 13 de outubro, o grupo teatral Tropa do Balacobaco, com o espetáculo infantojuvenil Mundo: em Busca do Coração da Terra, em seis apresentações, de sexta-feira a domingo. A programação faz parte do projeto “Mundo: Jornada Nordeste”, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Durante a temporada, o grupo realiza também a Oficina de Iniciação à manipulação de bonecos para a cena teatral, nos dias9 e 10 de outubro (quarta e quinta), no horário das 10h às 13h. Cada turma terá 20 vagas disponíveis, para público a partir dos 15 anos de idade. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da CAIXA Cultural Recife.

A peça traz à cena a história de Mundo, um menino sertanejo nascido em um tempo em que a noite deixou de existir e o sol reina sozinho no alto do céu. O sonho dele é conhecer a escuridão da noite, o brilho da lua e das estrelas. Para realizar esse desejo, conta com a ajuda de Dona Caetana, figura do lendário nordestino, que o encaminha em uma jornada repleta de aventuras e personagens de lendas do Brasil, em busca do Coração, que fora roubado, da pequena Abayomi, menina encantada responsável por fazer a troca do dia pela noite.

A obra tem, no centro da abordagem, lendas das cinco macrorregiões do país, em um enredo que tem a História do Brasil, suas lendas e mitos como caminho a ser trilhado e conhecido. O espetáculo se propõe a fomentar, especialmente no público infantojuvenil, o sentimento de pertencimento, valorização e perpetuação dessas histórias e personagens brasileiros”, detalha Ney Mendes, diretor geral do espetáculo.

A sessão no dia 05 (sábado) contará com interpretação em libras. E nos dias 06 (domingo) e 11 (sexta-feira), os artistas participam de bate-papo com o público, após a apresentação.

O grupo Tropa do Balacobaco:

Entre várias extensões artísticas, o grupo de teatro de pesquisa, criado em 2007, tem origem vinculada às tradições populares e traz um vasto currículo de apresentações ao longo da trajetória. A Tropa trilha a pesquisa teatral na busca por uma linguagem autoral, desenvolvendo trabalhos que entoam os contos e cantares dos ancestrais, por acreditar que, ao recontar as histórias do Brasil diverso, contribui para o reavivamento do pensamento crítico e autônomo sobre “Quem somos” e ainda sobre “Quem queremos ser”.

Com sede na cidade de Arcoverde, Sertão Pernambucano, a Tropa do Balacobaco faz parte do quadro de ocupantes da Estação da Cultura, organização que desenvolve um trabalho de resistência artístico-cultural, composta por diversos grupos e segmentos artísticos da cidade, desde 2001. Em 2013, a Tropa sublinhou como público-alvo de sua abordagem cênica as crianças e jovens, para os quais vem direcionando as pesquisas e montagens, desde então.

Serviço:
[TEATRO] Espetáculo “Mundo: em Busca do Coração da Terra”

Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife

Datas: de 04 a 13 de outubro (de sexta-feira a domingo)

Horários: Sexta-feira e Sábado, às 17h; Domingo, às 11h

Duração: 70 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)

Informações: Instagram @ caixaculturalrecife | Site CAIXA Cultural

Indicação etária: Infância e Juventude

Classificação: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *