Câmara do Recife concede Título de Cidadão a Ailton Coelho, destacando contribuições nas áreas de Odontologia e Direito

 Câmara do Recife concede Título de Cidadão a Ailton Coelho, destacando contribuições nas áreas de Odontologia e Direito

Foto: Divulgação

Destinado a pessoas que se tenham projetado nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, ou que se tenham revelado, comprovadamente, benfeitoras da humanidade, o Título de Cidadão do Recife foi entregue, na manhã desta sexta-feira (14), a uma personalidade que justifica e contempla todas as exigências: o odontólogo e advogado Ailton Coelho de Ataíde Filho é presidente da Federação Nacional dos Odontologistas, na Gestão de 2021 a 2025 e, na Área de Direito, é especialista em Direito Civil (2008), Direito Processual Civil (2008) e Direito Eleitoral (2015).

A concessão do Título foi uma iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e a solenidade de entrega foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim. Além deles dois, fizeram parte da mesa de honra o homenageado; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, Marcos Frazão; o coordenador do curso de odontologia da Universidade federal de Pernambuco (UFPE), Rogério Zimmermann. “É com imensa honra que me dirijo a esta tribuna para celebrar um momento de grande significado para nossa cidade. Temos o privilégio de conceder o Título de Cidadão Recifense ao ilustre odontólogo e advogado, doutor Ailton Coelho de Ataíde Filho”, disse o vereador.

Tadeu Calheiros disse que a trajetória de Ailton Coelho é marcada “por uma dedicação exemplar à saúde e ao bem-estar da população, assim como por uma formação acadêmica impressionante e multifacetada”. Natural da Vila de Puirassu (Vila de Coroa Grande), distrito de Barreiros, o homenageado é graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1980; e em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda em 1989. “O doutor Ailton Coelho construiu uma carreira que alia excelência técnica a um profundo compromisso com a justiça”, afirmou.

De acordo com o vereador, “a busca incessante por conhecimento” levou Ailton Coelho, enquanto odontólogo, a diversas especializações, destacando-se em Dentística Restauradora, Prótese Dentária, Odontologia Legal e Implantodontia, entre outras áreas. “Estas qualificações, adquiridas em respeitadas instituições como a Associação Brasileira de Odontologia e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco, refletem não apenas sua competência técnica, mas também seu desejo constante de aperfeiçoamento e inovação”.

Além de sua atuação clínica, Ailton Coelho tem desempenhado papéis fundamentais em várias instituições de grande relevância, segundo Tadeu Calheiros: “Como diretor Jurídico e tesoureiro da Associação Brasileira de Odontologia (PE), vice-presidente e presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco, ele tem contribuído significativamente para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão odontológica em nosso Estado”.

Ailton Coelho é professor adjunto de graduação e pós-graduação na Faculdade de Odontologia do Recife e na Universidade Federal de Pernambuco. O nome dele também esteve presente na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (PE) e na lista tríplice do Tribunal de Justiça de Pernambuco para o cargo de desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral, nos anos de 2004 a 2006.  “Toda essa trajetória, sem dúvida, ratifica que ele é uma referência para todos nós. Sua carreira é um exemplo de que o sucesso é fruto de muito trabalho, dedicação e paixão pelo que se faz. Ele não é apenas um profissional exemplar, mas também um cidadão comprometido com o progresso de nossa sociedade”.

Após o discurso, o vereador Tadeu Calheiros fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Ailton Coelho de Ataíde Filho. Na sequência, ele ocupou a tribuna e fez as suas colocações. O odontólogo e advogado agradeceu ao vereador pela concessão da honraria e se emocionou ao lembrar que, na sua infância, no interior do Estado, o Recife representava “o sonho dourado”, “a Terra Prometida”. Acrescentou que desejava sair de sua terra natal e vir para a Capital porque “não queria ser mais um e, sim, ser o diferente”.

Ailton Coelho também afirmou que receber o Título de Cidadão do Recife era “um reconhecimento de tudo aquilo que eu fiz. Quando morava em Puirassu, eu só tinha uma opção na vida. Essa opção era estudar. Então, eu vim para o Recife e até hoje não parei mais de estudar”, afirmou. Ele citou todos os cursos, tanto na área da Odontologia e na área do Direito. “Portanto, este Título é o fechamento de muita luta e dedicação, além de um sonho dourado de vir estudar na Capital”.

Ailton Coelho afirmou que sua ligação afetiva com o Recife vem não só dos estudos e dos cursos, mas também de ter desfrutado “de um cenário onde eu me tornei um político classista, exercendo cargos em todas as entidades classistas estaduais de minha área. As pessoas que reconhecem o meu trabalho entendem que eu fiz muito pela odontologia. Eu batalho até hoje para que a odontologia fique num lugar de destaque. O Recife dá esse destaque para a profissão”.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, foi convidada a discursar. Ela parabenizou o vereador pela concessão do Título de Cidadão a Ailton Coelho e confessou que se aproximou dele quando foi convidada a assumir a secretaria. “Eu pretendia expandir o acesso dos recifenses à saúde da família e fui me aconselhar com ele”, disse. Em seguida, Luciana Albuquerque fez elogios ao homenageado e acrescentou que “a sua trajetória de conquistas e dedicação à profissão e de cada vez aprender mais, falam muito de você”. No final da solenidade, o vereador Felipe Alecrim fez uma avaliação da reunião que presidiu e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *