Câmara do Recife Homenageia Pastorais e Movimentos da Arquidiocese de Olinda e Recife

 Câmara do Recife Homenageia Pastorais e Movimentos da Arquidiocese de Olinda e Recife

Foto: Divulgação

As pastorais e movimentos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife foram alvo de uma celebração promovida na última quinta-feira (27) pela Câmara Municipal do Recife. Considerados meios para assistir e tocar pessoas nas comunidades onde está presente a Igreja Católica, essas ações e seus representantes receberam homenagens da Casa de José Mariano em uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a reunião solene.

Ao todo, foram 28 pessoas, representantes de ações como a Pastoral para o Dízimo, o Encontro de Irmãos e a Pastoral para a Animação Bíblica, homenageadas com certificados honoríficos. “É uma grande alegria estarmos hoje aqui neste dia, reunidos para poder homenagear as mais de 150 paróquias, os 14 vicariatos – nisso incluindo o Vicariato para a Vida Religiosa – as nossas 16 comissões pastorais e as cerca de 60 pastorais, sem contabilizar aquelas em que faltam registros, porque são muitas pastorais e movimentos em nossa Arquidiocese”, disse Felipe Alecrim na ocasião.

Na tribuna da Câmara, o vereador comentou que as gratificações religiosas que os homenageados recebem por suas ações são ainda maiores que o reconhecimento concedido na reunião solene. “São Tiago vai dizer que a fé sem as obras é morta. Nenhum de vocês que se fazem presentes aqui hoje tem a preocupação com o certificado ou com a solenidade em si que está sendo realizada, porque primeiro convém agradar a Deus. Mas a palavra diz, repito, que a fé sem as obras é morta, e que nós precisamos levar a força desse testemunho para um mundo tão carente do amor e da presença de Deus”.

Após a exibição de um vídeo institucional sobre as pastorais, foram entregues os certificados honoríficos aos representantes das pastorais e movimentos. Em seguida, o público presente no plenário da Câmara acompanhou uma apresentação musical do instrumentalista João Rodrigues e do cantor Adelson Sobral.

Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, o padre Charles de Araújo Costa falou na tribuna da Câmara em nome dos homenageados e tratou dos desafios que as desigualdades locais representam para as pastorais e movimentos. “Este dia é, para nós, de grande alegria, porque se trata de um momento no qual os poderes públicos – de modo especial, esta Casa, que é a Casa do povo do Recife – param para fazer uma homenagem a todo o trabalho que cada um de vocês exerce em nossa Arquidiocese”, disse. “Ser pastoral ou fazer pastoral na Igreja é levar a ação da Igreja para o mundo. Muito mais do que grupos, movimentos, serviços que nós somos e dos quais fazemos parte, ser pastoral é isso: é agir com a voz, com o jeito da Igreja no mundo”.

Ao encerrar a solenidade, Marco Aurélio Filho parabenizou Felipe Alecrim pelo evento e deixou uma mensagem sobre a relevância social da Igreja Católica. “A Igreja tem uma função social muito importante. A Igreja, muitas das vezes, chega junto onde o poder público não consegue chegar”.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *