Câmara dos Deputados homenageia J. Borges com mostra individual inédita após sua morte

Exposição reúne mais de 70 obras e celebra os 60 anos de carreira do mestre da xilogravura popular nordestina.

 Câmara dos Deputados homenageia J. Borges com mostra individual inédita após sua morte Exposição reúne mais de 70 obras e celebra os 60 anos de carreira do mestre da xilogravura popular nordestina.

Foto: Ed Machado

A Câmara dos Deputados realiza, de 24 de abril a 06 de junho, a mostra individual J. Borges: Poesia e Arte, que reúne mais de 70 obras, entre matrizes e gravuras, além de dezenas de folhetos de cordel criados e publicações ilustradas pelo artista popular pernambucano. 

Também compõem a mostra uma linha do tempo, destacando fatos significativos dos 88 anos de vida e 60 anos de carreira do artista, e um cenário fotogênico montado para incentivar os visitantes a divulgarem a exposição em suas redes sociais.

A abertura da exposição será na quarta (23), às 18h, com as presenças da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e da prefeita de Bezerros (cidade natal de J. Borges), Lucielle Laurentino (UB). A iniciativa é do primeiro-secretário da Casa, deputado Carlos Veras (PT).

Essa é a primeira mostra individual em espaço público desde o falecimento do xilogravurista, ocorrido em julho de 2024. Serão apresentadas obras de J. Borges que fazem parte do acervo pessoal do curador Romildo Gastão e de outros colecionadores, além de trabalhos que pertencem ao Memorial J. Borges — espaço artístico-cultural criado pelo próprio artista e hoje administrado pela família, localizado em Bezerros, a cerca de 100 quilômetros do Recife.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *