Câmara dos Deputados homenageia J. Borges com mostra individual inédita após sua morte Exposição reúne mais de 70 obras e celebra os 60 anos de carreira do mestre da xilogravura popular nordestina.
Exposição reúne mais de 70 obras e celebra os 60 anos de carreira do mestre da xilogravura popular nordestina.

Foto: Ed Machado
A Câmara dos Deputados realiza, de 24 de abril a 06 de junho, a mostra individual J. Borges: Poesia e Arte, que reúne mais de 70 obras, entre matrizes e gravuras, além de dezenas de folhetos de cordel criados e publicações ilustradas pelo artista popular pernambucano.
Também compõem a mostra uma linha do tempo, destacando fatos significativos dos 88 anos de vida e 60 anos de carreira do artista, e um cenário fotogênico montado para incentivar os visitantes a divulgarem a exposição em suas redes sociais.
A abertura da exposição será na quarta (23), às 18h, com as presenças da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e da prefeita de Bezerros (cidade natal de J. Borges), Lucielle Laurentino (UB). A iniciativa é do primeiro-secretário da Casa, deputado Carlos Veras (PT).
Essa é a primeira mostra individual em espaço público desde o falecimento do xilogravurista, ocorrido em julho de 2024. Serão apresentadas obras de J. Borges que fazem parte do acervo pessoal do curador Romildo Gastão e de outros colecionadores, além de trabalhos que pertencem ao Memorial J. Borges — espaço artístico-cultural criado pelo próprio artista e hoje administrado pela família, localizado em Bezerros, a cerca de 100 quilômetros do Recife.