Carlos Santana lança projeto de transformação digital para modernizar serviços públicos em Ipojuca

Iniciativa “Do Zero ao Infinito” aposta em tecnologia, inteligência artificial e inovação para integrar processos, reduzir burocracia e ampliar acesso da população aos serviços da prefeitura.

 Carlos Santana lança projeto de transformação digital para modernizar serviços públicos em Ipojuca Iniciativa “Do Zero ao Infinito” aposta em tecnologia, inteligência artificial e inovação para integrar processos, reduzir burocracia e ampliar acesso da população aos serviços da prefeitura.

Foto: Divulgação

Dando continuidade às metas da gestão municipal, o prefeito Carlos Santana lançou, nesta terça-feira (08), o projeto “Transformação Digital, do Zero ao Infinito”, uma iniciativa que tem como objetivo modernizar a administração pública e aprimorar a oferta de serviços aos cidadãos. O projeto irá aumentar a eficiência e a transparência na gestão municipal, com foco na integração de processos e na utilização de tecnologias para atender, com excelência, as demandas da população.
No decorrer do trabalho, serão aplicadas metodologias como o First Principles Thinking e ferramentas como gamificação (baseada no framework Octalysis) e técnicas de nudge. Essas abordagens visam otimizar o engajamento dos servidores e promover uma cultura de maior produtividade, buscando antecipar as demandas da população e oferecer soluções de forma proativa.

A gestão do prefeito vem investido fortemente na implementação de soluções para minimizar os desafios como a fragmentação operacional, a burocracia e a subutilização de recursos. “Não temos poupado esforços para integrar tecnologia e processos para melhorar a prestação de serviços à comunidade. O lançamento deste projeto é um marco e representa nosso compromisso com a Ipojuca do futuro”, destacou o prefeito.

O plano de consultoria, com duração de 12 meses, aborda diversas áreas para promover uma transformação digital abrangente. As principais frentes de atuação incluem: capacitação e diagnóstico, com foco no treinamento de equipes de gestão e da rede de transformação digital em conceitos como pensamento exponencial, inteligência artificial generativa, design thinking e ciências comportamentais; a criação do cadastro único municipal; a realização de censo e clusterização de serviços; a criação de instrumentos legais para institucionalizar a política de transformação digital, assegurando sua continuidade; a construção de uma plataforma multicanal (web e aplicativos iOS/Android) para centralizar o acesso aos serviços públicos, incluindo um módulo de digitalização “sem código” e disponibilização do código-fonte ao município.

Há ainda previsão da implementação de um sistema multi-agentes com integração via WhatsApp, que permitirá atendimento automatizado e direcionamento para equipes humanas; o desenvolvimento de uma solução de IA treinada com base na carta de serviços municipal, para interações por texto e áudio, otimizando o suporte ao cidadão; a criação de soluções digitais integradas que buscam otimizar o uso dos recursos municipais e promover a colaboração entre diferentes setores; a prestação de assessoria jurídica e o monitoramento e avaliação dos resultados.

Com a “Transformação Digital, do Zero ao Infinito”, Ipojuca terá melhorias na eficiência operacional e na redução de custos. “Vamos promover uma transformação cultural e organizacional, incentivando o engajamento dos servidores e aprimorando o ambiente de trabalho. Isso vai beneficiar todos os cidadãos do Ipojuca, oferecendo serviços mais ágeis, transparentes e adaptados às suas necessidades, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, avaliou o prefeito.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *