Carnaval do Recife contabiliza 1,6 milhão de foliões em quatro dia de festa

Coletiva apresenta o balanço do Carnaval do Recife. Crédito: Divulgação
O Recife confirmou mais um ano de grande sucesso com o maior carnaval de rua do Brasil. Em coletiva de imprensa, ontem, Quarta-feira de Cinzas, o prefeito Geraldo Julio divulgou que um total de 1,6 milhões de brincantes circularam pelos 45 polos montados pela Prefeitura do Recife.
A ocupação hoteleira do Recife chegou a 97%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). A movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, entre a segunda-feira (pré Carnaval) até a terça-feira de Carnaval, foi de 226,4 mil pessoas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
No Terminal Rodoviário do Recife (TIP), passaram cerca de 45 mil passageiros, um aumento em torno de 15% em relação ao movimento normal.
No domingo, na segunda e na terça, o bairro registrou seu maior público, com uma média de 300 mil pessoas por dia, para prestigiar grandes atrações, como Leci Brandão, Alcione, Jota Quest, Cordel do Fogo Encantado, Alceu Valença e Elba Ramalho, no Marco Zero, até a Quarta-feira ingrata raiar, entre os acordes do Orquestrão, comandando pelo incansável Maestro Spok. Já na noite de abertura, mais de 60 mil pessoas se reuniram no Marco Zero para celebrar as várias cenas da cultura recifense, representadas pelo espetáculo Carnaval de Todo Mundo, concebido pelo bailarino Dielson Pessoa e pelo músico Cesar Michiles, que conseguiram colocar o Recife inteiro em cima do palco, representando a diversidade de públicos, ritmos e movimentos que fazem da cidade um arranjo único de tradições, vocações e inovações culturais.
A festa seguiu com grandes apresentações e públicos sempre numerosos. No sábado, mais de 100 mil pessoas foram ao Recife Antigo assistir aos shows de Lula Queiroga, Fafá de Belém e Paralamas do Sucesso, no Marco Zero; Geraldo Azevedo e Romero Ferro, no Arsenal; e Belo Xis e Gerlane Lops no palco do samba, na Rua da Moeda.