CBF Prorroga o Encerramento do Brasileirão Série A 2023 para Garantir Equilíbrio e Integridade

 CBF Prorroga o Encerramento do Brasileirão Série A 2023 para Garantir Equilíbrio e Integridade

Foto: Reprodução

Nesta última sexta-feira (27), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma decisão excepcional que afetará o calendário do Campeonato Brasileiro Masculino da Série A 2023. O término da competição, originalmente programado para o dia 3 de dezembro, foi prorrogado para o dia 6 de dezembro. A decisão tem como base os artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023, bem como do Regulamento Geral das Competições (RGC).

Essa mudança foi cuidadosamente avaliada e considerada pela CBF após uma série de simulações e estudos, com o objetivo de preservar a integridade e o equilíbrio técnico da competição. Um dos fatores-chave que influenciou essa decisão foi a necessidade de garantir que as Datas-FIFA fossem mantidas, algo de grande importância no cenário do futebol.

A alteração no calendário também foi motivada por uma mudança inesperada na programação da Conmebol em dezembro de 2022. A Conmebol criou uma nova fase em uma de suas competições, o play-off da Conmebol Sul-Americana, que envolveu três datas adicionais não previstas anteriormente. Esse ajuste causou um conflito com o calendário das competições nacionais da CBF, que já havia sido publicado em setembro de 2022, após a divulgação do calendário da Conmebol.

Como resultado, várias alterações precisaram ser feitas, afetando as datas de escape originalmente planejadas para lidar com imprevistos em algumas partidas. No entanto, é importante observar que essa mudança na data de encerramento do campeonato não terá impacto no calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2024, que será anunciado em breve pela CBF, preservando os períodos de férias e as datas de início das competições. A decisão visa manter o compromisso com a integridade esportiva e garantir que o calendário atenda aos desafios em constante evolução do mundo do futebol.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *