CEMIT e Bombeiros alertam para marés altas e riscos no mar durante Carnaval e Data Magna

Órgãos reforçam medidas preventivas para evitar incidentes com tubarões e afogamentos na RMR.

 CEMIT e Bombeiros alertam para marés altas e riscos no mar durante Carnaval e Data Magna Órgãos reforçam medidas preventivas para evitar incidentes com tubarões e afogamentos na RMR.

Foto: Divulgação

Os foliões que vão aproveitar as praias da Região Metropolitana do Recife durante o Carnaval e o feriado da Data Magna devem redobrar a atenção ao tomar banho de mar. Essa é a orientação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que visa relembrar os banhistas sobre as medidas preventivas para evitar encontros indesejados com esses animais.

Entre os dias 1º e 6 de março, as melhores condições para um banho de mar com mais segurança estão no período de marés baixas, entre 10h e 15h, e em locais onde há formação de piscinas naturais protegidas por recifes.

Por outro lado, teremos marés cheias no início da manhã e final da tarde, horários de maior atividade dos tubarões em busca de suas presas. Com a chegada da Lua Nova, os níveis de maré alta alcançarão até 2,6 metros. Logo, não arrisque entrar na água nesses horários. Em trechos de mar aberto, sem proteção dos recifes, é desaconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré. Além disso, é importante ter atenção às correntezas, que podem provocar afogamentos”, ressalta Danise Alves, secretária executiva do Cemit e gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.

O cuidado se justifica porque marés cheias e fortes correntes aumentam a disponibilidade de área para movimentação dos tubarões e reduzem a visibilidade na água, portanto é necessário evitar nadar em dias de mar agitado ou com águas turvas. Quanto à profundidade segura para um banho de mar, é preciso escolher sempre aquela onde você ainda consegue tocar o solo e voltar rapidamente para a areia.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), irá ampliar sua atuação. A corporação irá ativar a Operação Orla, com 18 postos ativados durante o Carnaval, sendo 13 postos fixos e cinco embarcações cobrindo os municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Este número representa um acréscimo de cinco postos em comparação aos finais de semana.

DOIS ANOS SEM INCIDENTES COM TUBARÕES NO GRANDE RECIFE

A Região Metropolitana do Recife está perto de completar dois anos sem registros de incidentes com tubarões, um marco importante na segurança dos banhistas e na preservação do equilíbrio ecológico marinho. A última ocorrência foi registrada em 6 de março de 2023. Esse resultado positivo é fruto do trabalho contínuo do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT), que tem atuado na prevenção e sensibilização da população, reforçando medidas de segurança e promovendo o respeito à vida humana e ao meio ambiente.

Por meio do monitoramento constante, sinalização de áreas de risco, campanhas educativas e ações para minimizar a interação entre humanos e tubarões, o comitê contribui para a construção de uma convivência mais segura e sustentável com o ambiente marinho.

Confira os horários das marés durante o feriado:

Dia 01/03 (Sábado)
04h53 – 2.4m
10h57 – 0.0m
17h08 – 2.6m
23h25 – 0.0m

Dia 02/03 (Domingo)
05h31 – 2.4m
11h40 – 0.0m
17h53 – 2.5m

Dia 03/03 (Segunda)
00h06 – 0.1m
06h14 – 2.3m
12h19 – 0.1m
18h36 – 2.4m

Dia 04/03 (Terça)
00h53 – 0.3m
06h59 – 2.2m
13h08 – 0.3m
19h29 –2.2m

Dia 05/03 (Quarta)
01h42 – 0.5m
07h46 – 2.0m
14h04 – 0.5m
20h23 – 1.9m

Dia 06/03 (Quinta)
02h40 – 0.78m
08h53 – 1.84m
15h19 – 0.71m
21h51 – 1.75m

Órgãos orientam também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:

• Evite nadar e tomar banho de mar, especialmente em áreas sinalizadas com placas de risco;

• Não ultrapasse a linha dos arrecifes, pois as áreas mais profundas aumentam o risco de encontros com tubarões;

• Evite nadar em locais de estuário (encontro de rios com o mar), pois esses são habitats naturais dos tubarões;

• Não entre no mar ao entardecer ou à noite, quando os tubarões estão mais ativos em busca de suas presas;

• Evite nadar sozinho e mantenha-se sempre próximo à faixa de areia;

• Não use objetos brilhantes ou roupas coloridas, que podem chamar a atenção dos animais;

• Jamais entre no mar se estiver sangrando, pois o sangue pode atrair tubarões;

• Respeite as bandeiras e placas de alerta instaladas nas praias e siga as orientações dos salva-vidas;

TRECHO DE ATENÇÃO PARA O BANHO DE MAR

Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.

A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *