Cenário em Portugal é de confiança

Portugueses acreditam no futuro do país e se dizem despreocupados em relação à imigração
 Cenário em Portugal é de confiança

Os portugueses estão mais confiantes na economia do país. Foi o que revelou um relatório recentemente publicado. De acordo com o Eurobarómetro Stander, divulgado cerca de mês e meio após as eleições legislativas de Portugal, mais de um terço dos entrevistadas considerou que a situação da economia nacional irá melhorar este ano. O cenário é mais positivo se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esse clima favorável deixou os portugueses mais otimistas do que a média dos cidadãos da União Europeia – UE, de acordo com o inquérito de novembro de 2019. E, juntamente com o crescimento do PIB, permitiu a aprovação de importantes medidas em Portugal já no início deste ano, como o aumento salarial do mínimo que foi para 635 euros.

A tendência positiva no plano econômico do país reflete-se na esfera política. Os portugueses avaliam positivamente o funcionamento da democracia nacional, com cerca de 61% de avaliações favoráveis, acima da média europeia de 54%.

No que diz respeito à imigração em Portugal, notou-se que o país está bem mais tranquilo em relação a outros integrantes da UE, embora destaque que o assunto é uma das principais dificuldades com que os europeus se deparam neste momento.

Para 17% dos entrevistados nos estados-membros , a imigração é problemática, enquanto que apenas 3% dos portugueses afirmam estar inquietos com isso, ficando na quinta posição na comparação com outros países europeus que tem uma imagem mais positiva em relação aos imigrantes.

E o que mais tem desassossegado os portugueses são temas como a saúde e a segurança social, o que colocou o país em terceira posição no ranking dos mais preocupados com essas duas questões. Para 44% dos que participaram do inquérito, esses temas merecem atenção. Atrás vem a Finlândia (48%) e Eslováquia (45%). Na última pesquisa realizada no período homólogo de 2018, Portugal apareceu em décima posição entre os que elencaram essas duas preocupações.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *