CFUT/PE abre debate com base e clubes intermediários como tema

 CFUT/PE abre debate com base e clubes intermediários como tema

O Congresso do Futebol Pernambucano está sendo organizado pelos técnicos Roberto Fernandes e Dado Cavalcanti

O momento do futebol pernambucano fez com que os treinadores pernambucanos Roberto Fernandes e Dado Cavalcanti abrissem uma discussão sobre os rumos que o esporte está levando no estado. Para isso, ele organizaram um congresso – o 1º CFUT/PE –com várias pessoas que trabalham no meio. O mote principal é a dificuldade que os principais clubes da cidade enfrentam: Santa Cruz e Náutico estão desde o final de agosto sem jogos oficiais por conta das eliminações precoces na Série C do Campeonato Brasileiro.O Sport está na vice-lanterna da Série A, a cinco pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento.
Roberto Fernandes e Dado Cavalcanti

O evento foi realizado durante todo o dia desta segunda-feira em um hotel no bairro de Boa Viagem, zona sul da cidade, com participações importantes como o ex-zagueiro Ricardo Rocha, que era comentarista do Grupo Globo e hoje é diretor de futebol do São Paulo. O ex-atacante Grafite, ex-jogador do Santa Cruz e hoje comentarista do Grupo Globo, também participou do debate – que teve ainda nomes como o técnico Givanildo Oliveira, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, o presidente da Federação Pernambucana de Fu tebol,Evandro Carvalho, e Gustavo Pessoa, gerente de competições da Confederação Brasileira de Futebol.
Dado Cavalcanti, Edinho Shineray e Roberto Fernandes

– O mais importante é o entendimento. Temos o objetivo de documentar tudo aqui e fazer um dossiê para divulgar as principais ideias. O nosso objetivo está sendo cumprido pela quantidade de pessoas aqui. Vamos levar essa reflexão para a frente. Muita coisa boa foi discutida e agora vamos tentar colocar para a frente – disse o técnico Dado Cavalcanti, um dos organizadores do evento.
Outro idealizador do congresso foi o técnico Roberto Fernandes, que hoje dirige o CRB na Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o objetivo é realizar uma segunda edição do CFUT/PE para acompanhar o que foi colocado em prática.
– Quem sabe no futuro a gente tenha um 2º CFUT/PE para ver o que a gente está evoluindo e o que a gente não conseguiu evoluir.

Presença importante no debate, o ex-jogador de Santa Cruz e da seleção brasileira e hoje diretor de futebol do São Paulo, Ricardo Rocha, pediu união de Náutico, Santa Cruz e Sport e da Federação Pernambucana de Futebol para que o cenário mude.
– Temos três grandes clubes. Se puderem se unir, vai ser bom para trazer projetos. É para melhorar o futebol pernambucano e nordestino. A rivalidade tem que ser do torcedor, isso é normal, mas é bom ter os clubes unidos e sentando na mesma mesa. Isso raramente acontece. A Federação Paulista de Futebol faz de mês em mês uma reunião com os grandes clubes e eles vão. Essa reunião tem que existir aqui.
O congresso foi dividido em quatro módulos, com temas específicos para debates entre os convidados.
Veja cada um dos módulos e seus participantes:
1º – Futebol de base e clubes intermediários – Pedro Manta (treinador), Givanildo Oliveira (treinador), Júnior Câmara (treinador), Cássio Zirpoli (jornalista) e Diógenes Braga (vice-presidente do Náutico)
2º – Perfil e identidade do clube modelo – Dado Cavalcanti (treinador), Sérgio Papelim (diretor do Fortaleza), Roberto Nascimento (jornalista), Ricardo Rocha (diretor do São Paulo) e Cabral Neto (jornalista)
3º – Imprensa e Marketing – Marcelo Cavalcante (jornalista), Grafite (comentarista), Sid Vasconcelos (diretor do Sport), Sabrina Rocha (jornalista), Kléber Medeiros (ex-diretor de marketing do Náutico)
4º – Gestão e calendários – Diego Pérez (secretário executivo de esportes de Pernambuco), Marcelo de Jesus (diretor de futebol do CSA), Gustavo Pessoa (gerente de competições da CBF), Roberto Fernandes (treinador), Evandro Carvalho (presidente da FPF-PE) e Constantino Júnior (presidente do Santa Cruz)

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *