Chuva no Grande Recife gera mais transtornos nas cidades

Foto: Pedro Alves/G1
A chuva que atinge o Grande Recife desde a manhã do domingo (16) e continua nesta segunda-feira (17) vem causando vários transtornos para a população, como vias alagadas e suspensão de aulas em escolas públicas e colégios particulares, além de provocar alterações ou cancelamentos de 19 voos.
Em Olinda, um deslizamento de barreira atingiu uma casa onde mora uma família que saiu do local um dia antes.
Entre as vias da capital com alagamento, estão a Estrada dos Remédios, a Rua Imperial, a Rua 21 de Abril, a Avenida Sul, a Avenida Norte, a Avenida Doutor José Rufino, a Avenida Blumenau, a Avenida Cruz Cabugá, a Avenida Agamenon Magalhães, a Avenida Antônio de Góes, a Avenida Boa Viagem e a Avenida Domingos Ferreira. No bairro de Coqueiral, a água chegou perto de invadir as casas.
Aulas suspensas
Por causa da chuva, a Secretaria de Educação de Pernambuco cancelou as aulas da rede estadual de ensino nesta segunda-feira (17). As aulas na rede municipal de ensino também foram canceladas no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, e em Vitória de Santo Antão.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) decidiram manter as aulas em todos os turnos, nesta segunda-feira (17). No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), as aulas foram suspensas no período da manhã.
Voos cancelados
A chuva também afetou a operação do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. Por causa do mau tempo, foram afetados 19 voos, sendo dois da Gol e 17 da Azul. Ao todo, oito voos foram cancelados, sendo seis da Azul e dois da Gol. Os outros tiveram o destino alternado para outras cidades.
Voos da Gol cancelados
- G3 1828 (Recife -Fortaleza) – cancelado
- G3 1841 (Fortaleza-Recife) – cancelado
Voos da Azul afetados
- AD5374 (Fortaleza-Recife) – alternou para Maceió
- AD2488 (Guarulhos-Recife) – alternou para Salvador
- AD2950 (Rio de Janeiro/Galeão-Recife) – alternou para Maceió
- AD5077 (João Pessoa-Recife) – alternou para Natal
- AD5146 (Aracaju-Recife) – alternou para Maceió
- AD6969 (Natal-Recife) – alternou para Natal
- AD2949 (São Luis-Recife) – alternou para Maceió
- AD4071 (Petrolina-Recife) – alternou para Fortaleza
- AD4234 (Salvador-Recife) – alternou para Aracaju
- AD6412 (Belém-Recife) – alternou para Natal
- AD2996 (Teresina-Recife) – alternou para Maceió
- AD4234 (Recife-Salvador) – cancelado
- AD4484 (Recife-Campina Grande) – cancelado
- AD4483 (Recife- João Pessoa) – cancelado
- AD2644 (Recife-Maceió) – cancelado
- AD6437 (Recife-Fernando de Noronha) – cancelado
- AD4234 (Recife-Fortaleza) – cancelado
Queda de árvores
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) registrou 14 ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de árvores no Recife, nesta segunda-feira (17), todas sem deixar vítimas. Nessas situações, a população pode ligar para o número 156.