Clarence Gilyard Jr., ator de ‘Duro de Matar’ e ‘Top Gun’, morre aos 66 anos

Clarence Gilyard Jr. no filme ‘The Perfect Race’, de 2019 — Foto: Reprodução/IMDB
O ator Clarence Gilyard Jr., conhecido por participações em filmes como “Duro de Matar” e “Top Gun”, morreu aos 66 anos. Segundo a revista “Variety”, a morte foi confirmada nesta segunda-feira (28) por meio de um comunicado da Universidade de Nevada, em Las Vegas, onde Gilyard era professor de cinema e teatro na Faculdade de Belas Artes.
“O professor Gilyard foi um farol de luz e força para todos ao seu redor”, disse a diretora de cinema da UNLV, Heather Addison. “Sempre que perguntávamos como ele estava, ele declarava alegremente que era ‘abençoado!’ Amamos você e sentiremos muito a sua falta, Professor G!”, informou em nota.
Gilyard teve seu auge na década de 1980, depois de aparições em séries de TV, e da sua participação como o personagem Sundown, em “Top Gun”, e do terrorista Theo, em “Duro de Matar”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/k/M/2TNutHSiWWZnFa1YqEzQ/clarence-gilyard-jr-em-duro-de-matar.jpeg)
Clarence Gilyard Jr. em “Duro de Matar”, em 1988 — Foto: Reprodução/IMDB
O ator também esteve em mais de 80 episódios da série “Matlock”. Ele deixou o programa em 1989 para se juntar a Chuck Norris na série de faroeste “Chuck Norris: O Homem da Lei”. Ali, ele interpretava o braço direito do durão tenente Norris.
Gilyard se tornou professor associado na Universidade de Nevada, em Las Vegas, em 2006. Ele era casado com Elena Gilyard.