Clima e erro do piloto levaram à queda de avião que matou Gabriel Diniz

 Clima e erro do piloto levaram à queda de avião que matou Gabriel Diniz

Gabriel Diniz

Condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto foram apontadas como motivo da queda. Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29), explica o que aconteceu com a aeronave no dia do acidente que tirou a vida do cantor Gabriel Diniz, com 28 anos. A fatalidade ocorreu no dia 27 de maio de 2019, no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe. No acidente, morreram também Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos – segundo o Cenipa, apenas o primeiro estava exercendo a função e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave Piper Cherokee PT-KLO.

De acordo com o relatório, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis. O documento aponta ainda que a aeronave, fabricada em 1974, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar em Condições de Voo Visual (VMC).

O piloto Linaldo Xavier tinha 83h50m de experiência de voo e possuía licença de Piloto Privado – Avião (PPR), em curso realizado no Aeroclube de Alagoas, em 2017, e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida. Ele estava somente qualificado para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais.

 

Marcela Nunes

robsonouropreto

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