COLÉGIO DIOCESANO – O GIGANTE DE GARANHUNS CHEGA AOS 105 ANOS

Diocesano na década de 30
O Diocesano de Garanhuns, o gigante da antiga Praça da Bandeira, comemora hoje 105 anos de existência.
Colégio, que hoje tem na sua direção o Padre José Aldo Mariano, é um dos mais tradicionais de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.
Por suas salas já passaram personalidades que hoje se destacam na medicina, como Amaury de Medeiros e na área jurídica, como o desembargador Eduardo Sérgio de Almeida.
Também pessoas que fizeram carreira política, a exemplo do ex-governador de Pernambuco, Carlos Wilson, Antônio Dourado (ex-prefeito de Lajedo), Carlos Batata (que foi prefeito de Capoeiras, deputado estadual e federal, os ex-prefeitos de Garanhuns Ivo Amaral e Luiz Carlos, além do atual gestor, Izaías Régis.
Na direção do educandário o maior destaque foi o Monsenhor Adelmar da Mota Valença, um ícone de Garanhuns.
Depois dele quem mais tempo ficou na direção foi o professor Albérico Fernandes, hoje à frente da Universidade da Criança, UNIC.
Padre Aldo foi convocado pelo bispo a recuperar o colégio, que do ano passado para cá passou por alguns problemas. Bom gestor, certamente terá êxito, até porque o Diocesano é mesmo um gigante, que se confunde com a história da cidade.
HISTÓRIA – O Colégio Diocesano foi criado em março de 1915 pelo Cônego Benigno Lira e pelos padres João Olimpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz, por orientação do Arcebispo de Olinda e Recife Dom Luís de Brito, em vista da criação da futura Diocese de Garanhuns.
Com poucos recursos, a obra foi levada adiante com muita fé e coragem. Desde seu início enfrentou profundas dificuldades.
Com a criação da Diocese e a volta do Cônego Benigno Lira à Arquidiocese, o Colégio passou por uma crise e ventilou-se a possibilidade de ser particular.
Em seguida a gripe espanhola, muito prejudicou suas atividades, mas graças ao Bom Deus o Colégio tem resistido a todas essas crises.
Em 12 de outubro de 1925 inaugurou sua sede própria. Como toda obra de Deus, tem suas dificuldades, mas segue: alegre na esperança, forte na tribulação e perseverante na oração.
Colégio Diocesano de Garanhuns uma escola católica a serviço de todos!
Por Roberto Almeida