Comida di Buteco recebe homenagem na Câmara do Recife pelo vereador Almir Fernando.

Escolher, a cada ano, os melhores botecos de mais de 40 cidades de todas as regiões do Brasil. Esse é o objetivo do concurso Comida di Buteco, que foi celebrado pela Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira (31). A cerimônia, realizada por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB) no plenário da Casa de José Mariano, concedeu homenagens aos participantes da edição local deste ano. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene.
Além de Almir Fernando e Samuel Salazar, compuseram a mesa de honra da solenidade o campeão do Comida di Buteco Recife de 2023, Rafael Campello (do bar Budega do Rafa), o vice-campeão Rafael Sérgio (do Esquina do Malte) e o vencedor do terceiro lugar, André Luiz (Andrews Bar e Comedoria). A mesa também foi ocupada pela produtora do concurso, Bruna Pessoa, e a chefe de redação da Globo Nordeste, Marjorye Cavalcanti.
Criado no ano 2000, em Belo Horizonte (MG), o concurso Comida di Buteco realizou de 7 a 30 de abril deste ano a sua oitava edição no Recife. No circuito da capital, participaram também estabelecimentos de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, em um total de 36 botecos em disputa.
Em seu discurso na tribuna, Almir Fernando lembrou que é de sua autoria a lei municipal que tornou o Comida di Buteco parte integrante das comemorações do Recife. “Aqui, a gente aproveitou a oportunidade para fazer com que o mês de abril se tornasse o mês do Comida di Buteco aqui na cidade do Recife. A lei nº 19.019/2022, da nossa autoria, incluiu o concurso no Calendário Oficial de Eventos do Recife”, disse. “Uma conquista mais do que merecida, pois o concurso que nasceu com o objetivo de promover e incentivar o consumo de pratos regionais dos botecos recifenses alcançou outros patamares. Atualmente, gera emprego e renda, e incentiva o turismo e a economia local”.
Após o pronunciamento do vereador, foram realizadas as entregas de certificados aos representantes dos botecos que disputaram o concurso na edição do Recife e à Rede Globo, parceira do evento. Em seguida, foi exibido no plenário um vídeo sobre o Comida di Buteco com depoimento de participantes. Ao longo da reunião solene, o sanfoneiro Beto Ortiz e as cantoras Walkiria Mendes e Carla Alves realizaram apresentações musicais.
Rafael Campello representou os participantes do concurso na tribuna, onde ele fez agradecimentos aos organizadores do Comida di Buteco, aos patrocinadores do evento e à imprensa – em especial, à Rede Globo, uma das parceiras do concurso. “Não tem nenhuma palavra, nenhuma coisa que eu tivesse escrito e pudesse ler que expressasse o que aconteceu comigo do concurso para cá. São várias histórias, é muito carinho. As pessoas param na rua para tirar foto”.
Marjorye Cavalcanti também ocupou a tribuna para tecer considerações em nome da emissora. “A parceria mais deliciosa que a gente tem é essa. O que eu gosto do Comida di Buteco é que a gente tem a oportunidade de conhecer lugares que não iria – porque é muito longe, porque a gente quer ficar perto de casa. A gente conhece sabores que não imagina. O papel da Globo, nisso tudo, com essa parceria com o Comida di Buteco, é contar a história do prato, de como foi montado. Mas o que a gente mais gosta de contar é a história de cada um de vocês”.
Ao encerrar a solenidade, Samuel Salazar elogiou Almir Fernando pela iniciativa, ao Comida di Buteco pela oportunidade dada aos estabelecimentos e à Rede Globo pela projeção dada ao evento. O parlamentar demonstrou satisfação por “ver o depoimento das pessoas sobre o quanto isso movimenta a economia, a quantidade de movimento que aumenta depois do evento. São novos empregos gerados, novos negócios gerados”.
Homenageados na reunião solene
A Bodega Cachaçaria
Andrews Bar e Comedoria
Bar da Galinha
Bar do Amparo
Bar do Cabo
Bar do Peixe
Bar do Ró
Bar do Vizinho
Barteco
Beca Bar
Bigspetto
Biricuticus Bar
Budega do Meu Lindo
Budega do Rafa
Caldinho do Phellipe
Cantinho da Amara
Cantinho do Axé
Casa de Tonho
Dobradinha do Regis
Espetinho da Ceça-
Espetinho no Prato
Esquina 85
Esquina do Malte
Feijoada do Mano
Largura Bar
Mamute Beer
Mangaio Bistrô
MB Cantina De Fogo
Nem A Pau Juvenal
Restaurante e Bar Vermelho
Seu Peu Gastropub
Sup Bar Candeias
Varzear
Vieira Bar e Restaurante
Whiskritório
Rede Globo
Fonte: imprensa\CMR