Como emagrecer dormindo!

Larissa Lima
Dentro do processo de emagrecimento, ter um sono de qualidade é fundamental, porém na sociedade moderna cada vez mais as pessoas estão dormindo menos.
Cada vez mais estudos mostram que pessoas que dormem mal tendem a ganhar mais peso, isso porque o encurtamento do sono aumenta a razão grelina/leptina (hormônios relacionados a fome e saciedade), isso causa o aumento do apetite e da fome que pode levar à maior ingestão calórica e consequentemente ganho de peso e a longo prazo, desencadeamento da obesidade.
Embora tenham pessoas que se sintam bem dormindo uma menor quantidade horas, estudos apontam que um tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por dia pode aumentar o risco de obesidade, já outro estudo mostrou que um sono entre 6 e 8 horas estaria correlacionado a um peso normal.
O motivo para isso acontecer é que o nosso corpo tem uma espécie de reloginho biológico e que essas noites mal dormidas causam desajustam-o, modificando o controle da ingestão alimentar. Outros pontos afetados por más noites de sono é que isso também resultar em mais cansaço e diminuição dos níveis de exercício físico, além de mais horas disponíveis para se alimentar (o famoso assalto a geladeira nas madrugadas).
Aqui vão 3 dicas de como melhorar a qualidade do sono:
1) Durma em um ambiente tranquilo e escuro, quando mais escuro o local melhor será a sua produção de melatonina.
2) Use técnicas de meditação e relaxamento antes de dormir, o uso de óleo essencial de lavanda também é bem vindo aqui
3) Chás como melissa, camomila e mulúgum também pode ser benéficos
Cuide melhor do seu sono que você verá os benefícios enquanto está acordada!
Larissa Lima (@larissalima.oficial). Mentora de emagrecimento feminino com formação em
nutrição, ed. Física e coach
nutrição, ed. Física e coach