Concessão do Metrô do Recife é criticada por engenheiro: “Privatizar é pagar em dobro” Stênio Cuentro, presidente da ABENC/PE, alerta para os riscos da concessão do sistema e cita reestatização do Metrô de Londres como exemplo.
Stênio Cuentro, presidente da ABENC/PE, alerta para os riscos da concessão do sistema e cita reestatização do Metrô de Londres como exemplo.

Linha sul do Metrô do Recife da CBTU. – ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leia artigo do engenheiro civil Stênio Cuentro, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC/PE), sobre o processo de sucateamento e provável concessão pública do Metrô do Recife, o sistema sobre trilhos que atendem a quase 200 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife.
METRÔ DO RECIFE – PRIVATIZAR É PAGAR EM DOBRO
Em 2019, tive a oportunidade de estudar o processo de reestatização do Metrô de Londres que tinha ficado a cargo da iniciativa privada desde a gestão do Partido Conservador sob comando de Margareth Thatcher. Uma infraestrutura robusta de 268 estações e mais de 400 km de linhas construídas ao longo de quase 200 anos. À época, já era senso comum na imprensa e nos moradores que o serviço estava horrível durante a gestão privada e que havia melhorado bastante após a retomada pelo Estado.
De fato. Segundo as avaliações e pesquisas realizadas em 2018 pelo TfL – Transport for London, órgão responsável pelo planejamento, controle, coordenação, supervisão, operação e definição de tarifas, o Metrô de Londres já era considerado o 3º. melhor do mundo, atrás somente de 2 outros chineses. Recentemente foi publicado que a retomada pelo Estado do poderoso sistema ferroviário inglês também está em curso. O mesmo caminho já trilhado do Metrô.
No momento em que o governo brasileiro, liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sem uma clara diretriz política, nem trabalhista, nem conservadora, inicia o processo de privatização/concessão do Metrô do Recife, um conjunto de questões aflora e provoca o debate, por exemplo:
– É verdade que os governos seguem uma mesma cartilha quando intentam privatizar qualquer serviço público – cortar recursos, deixar envelhecer as equipes, esquecer os mínimos cuidados com manutenção do patrimônio, e o mais grave, esconder suas reais intenções;
– É verdade que o serviço do Metrô do Recife está ruim, está sendo obrigado e submetido a um brutal corte de recursos públicos. E o pior, impuseram mesmo assim aos usuários um vergonhoso aumento de tarifas.