COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde, articulação interestadual de desenvolvimento sustentável

 COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde, articulação interestadual de desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação

No âmbito da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), a governadora Raquel Lyra anunciou, em Dubai, a entrada de Pernambuco no Consórcio Brasil Verde. Essa iniciativa, criada em 2021 pela coalizão Governadores pelo Clima, tem como propósito promover ações conjuntas entre os estados para impulsionar o desenvolvimento de cadeias econômicas sustentáveis e fortalecer a governança socioambiental.

Durante o evento, Raquel Lyra enfatizou o potencial do Nordeste brasileiro e a necessidade de união para atrair os investimentos necessários. “Investir em pesquisas, tecnologia e educação para que a gente possa ser o que o mundo espera de nós“, ressaltou a governadora. A adesão ao Consórcio Brasil Verde reforça o compromisso de Pernambuco em buscar soluções colaborativas para desafios ambientais.

O Consórcio, composto por diversos estados brasileiros, trabalha em conjunto para fortalecer a governança climática e obter financiamentos internacionais para projetos voltados à regeneração ambiental e à proteção das populações mais vulneráveis às mudanças climáticas. Além de Pernambuco, participam do Consórcio os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira, destaca a importância dessas iniciativas para promover o desenvolvimento econômico com foco na sustentabilidade. “Fazer projetos de desenvolvimento econômico, mas que tenham um lastro forte, social e ambiental, é o que faz a economia crescer de forma saudável“, afirmou a secretária.

A participação da governadora na COP 28 incluiu a presença em uma mesa redonda sobre o potencial para produção de energia eólica na região Nordeste, reforçando o compromisso de Pernambuco com fontes de energia renovável. A entrada no Consórcio Brasil Verde representa um passo significativo para a cooperação interestadual em prol do desenvolvimento sustentável, promovendo a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas diante dos desafios ambientais globais.

Foto: Divulgação

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *