Crise dos Planos de Saúde é Tema Central no 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco

 Crise dos Planos de Saúde é Tema Central no 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco

Foto: Divulgação

O Sindicato Patronal dos Hospitais Particulares e Filantrópicos de Pernambuco (Sindhospe) e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco promovem na próxima quarta-feira (19), o 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco. O evento, destaque no calendário do setor de saúde privada, acontece das 9h às 16h, no auditório da Defensoria Pública de Pernambuco, localizada na Av. Manoel Borba, nº 640, Boa Vista, Recife-PE.

O evento acontece em um momento simbólico que envolve um dos pontos centrais de quem trabalha e quem é atendido pela saúde no setor privado: os planos de saúde. Casos de rescisão unilateral de planos e a negativa de atendimentos e procedimentos específicos pelos mesmos, têm despertado críticas e ampliado o debate sobre o assunto no país. Para o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, o Fórum chega em uma hora muito oportuna: “O papel da saúde suplementar está no centro das discussões sobre saúde e isso é motivo de reunirmos os melhores para discutir”, explica.

O Fórum de Saúde Suplementar chega na edição de número 12 com o tema central “A saúde suplementar e seus desafios” e, mais uma vez, acontece através de uma parceria entre o Sindhospe e a Defensoria Pública de Pernambuco. Os entraves e os direitos do consumidor diante dos planos de saúde são destaque entre as mesas e painéis propostos (ver programação completa ao final). O juiz aposentado de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Dr. Luiz Mário Moutinho, deve falar sobre a vulnerabilidade dos beneficiários de planos de saúde diante do cancelamento de planos de saúde coletivos. Questões como portabilidade de planos e a proteção do paciente também serão discutidas.

As inscrições para o 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco estão abertas e podem ser realizadas pelo www.sindhospe.org.br

SOBRE O SINDHOSPE: O Sindhospe atua desde 1988 como representante do polo médico de Pernambuco, com mais de 200 associados, representando mais de 4.000 unidades de saúde do Estado. Pernambuco tem o segundo maior conglomerado da área de saúde do Brasil, e o maior do Norte e Nordeste. Anualmente o setor saúde fatura mais de R$ 7 bilhões por ano e gera mais de 70 mil empregos. O polo médico é a maior fonte de arrecadação de ISS da cidade do Recife, os valores ultrapassam R$ 50 milhões.

SOBRE A DEFENSORIA PÚBLICA DE PERNAMBUCO – A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão que cumpre o dever constitucional do estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

EVENTO: 12º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco

QUANDO: 19 de junho de 2024, de 9 às 16h

LOCAL: auditório da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, localizado na Av. Manoel Borba, nº 640, Boa Vista, Recife-PE

Informações: Agência Esfera – (81) 99145-4014 (Rafael Souza) 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MANHà

9HS ABERTURA

9:20HS ÀS 09:35HS – PALESTRA MAGNA I: CENÁRIOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR EM PERNAMBUCO NA VISÃO DO SINDHOSPE

PALESTRANTE: DR. GEORGE TRIGUEIRO – PRESIDENTE DO SINDHOSPE

9:35HS ÀS 9:50HS – PALESTRA MAGNA II: CENÁRIOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR EM PERNAMBUCO NA VISÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

PALESTRANTE: DR. HENRIQUE SEIXAS – DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO

09:50H ÀS 10:05 COFFEE BREAK

PAINEL 1: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: PROTEÇÃO DO PACIENTE E RESPONSABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE

10:05HS – PALESTRA 1: “MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES ENTRE PACIENTES, HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE”

PALESTRANTE: DRA. KARINA VASCONCELOS – ADVOGADA, PRESIDENTE, MEDIADORA E FORMADORA DE MEDIADORES DO CENTRO DE MEDIAÇÃO HUMANISTA (MEDIAH).

PALESTRA 2: “CANCELAMENTO DE PLANOS DE SAÚDE COLETIVOS E VULNERABILIDADE DOS BENEFICIÁRIOS”

PALESTRANTE: DR. LUIZ MÁRIO MOUTINHO – JUIZ DE DIREITO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO (APOSENTADO),  COORDENADOR CIENTÍFICO DO INSTITUTO LUIZ MÁRIO MOUTINHO. PROFESSOR DE DIREITO DE CONSUMIDOR DA ESCOLA JUDICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

11:05HS DEBATE

MODERADOR : ENDRIGO OBARA. DEFENSOR PÚBLICO EM PE. COORDENADOR DO NUCLEO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA DPE-PE

DEBATEDORA : DRA. PAULA MEIRA – VICE PRESIDENTE DO SINDHOSPE E CEO DA INTERNE SOLUÇÕES EM SAÚDE

DEBATEDOR 2 – DR. HUGO SOUZA SILVA – ADVOGADO, EX GERENTE GERAL DO PROCON PE

11:35HS- ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA PARTE DO EVENTO

TARDE

PAINEL II – DESAFIOS E SOLUÇÕES NA SAÚDE: GARANTINDO DIREITOS E EQUILÍBRIO

14:30HS – PALESTRA: DESCREDENCIAMENTO DE PRESTADORA DE SAÚDE E OBRIGAÇÃO DE MANUTENÇÃO DOS ATENDIMENTOS AO USUÁRIO- PORTABILIDADE IMEDIATA?

PALESTRANTE: DR. EDUARDO DANTAS – SÓCIO SÊNIOR EDUARDO DANTAS ADVOCACIA & CONSULTORIA – DIREITO DA SAÚDE

15HS – PALESTRA: TRANSPARÊNCIA DE CUSTOS E COBRANÇAS E DIREITOS DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE: EVITANDO PRÁTICAS ABUSIVAS

PALESTRANTE: DR. ELIEZER SOUTO – PROFESSOR, DO LLM DE DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE e COORDENADOR DO LLM EM DIREITO SECURITÁRIO DA UNICAP.

15:30HS – DEBATE

MODERAÇÃO: DR. MAURÍLIO RODRIGUES – DIRETOR DO SINDICATO DOS HOSPITAIS DE PERNAMBUCO – SINDHOSPE

DEBATEDOR: DR. GEORGE TRIGUEIRO – PRESIDENTE DO SINDHOSPE

DEBATEDOR: DRA. EDIVANE BASTOS

DEFENSORA PÚBLICA EM PE E PROFESSORA DE CURSOS DE DIREITO DA SAÚDE.

16:00HS– CONSIDERAÇÕES FINAIS DAS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS DO EVENTO E COQUETEL DE ENCERRAMENTO

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *