Da Bolsa de Valores ao Espaço Sideral

Ainda em tempos de isolamento social, sigo me deparando com provocações que querem atribuir ao Brasileiro, os males de várias das consequências que estamos vivenciando.
“O brasileiro não é produtivo, o brasileiro não é empreendedor o suficiente, o brasileiro não é resiliente…”.
Se estas afirmações são inverdade, malvadas ou afirmativas estúpidas daqueles menos sábios, não sei. O que sei é que me parecem falácias.
Da Bolsa de Valores ao Espaço Sideral
Por que será que a Bolsa Brasileira está no seleto grupo das que mais sofreram com a queda nas Bolsas mundo afora, em virtude da Pandemia do CoronaVirus?
A verdade é que a resposta é complexa, mas certamente parte dela se deve ao ambiente no qual a B3 (Bolsa Brasileira) está inserida – ou seja, o Brasil.
Elementos que podem nos ajudar a entender a queda demasiadamente intensa:
1. Mercado com alto nível de concentração;
2. Poucos ativos negociados, o que acaba nos levando ao próximo item;
3. Baixíssima liquidez;
4. Existem questões estruturais do País a serem resolvidas…
A lista poderia continuar, mas já é possível perceber que as variáveis da dinâmica do arranjo produtivo (neste caso, Brasil) que determina parte dos resultados obtidos por parte dos participantes do mercado.
É difícil empreender no Brasil, porque o arranjo (ambiente ou mercado) é complexo e desfavorece elementos fundamentais para a geração de riqueza e prosperidade, como por exemplo a livre iniciativa, o respeito pela propriedade privada e a simplificação dos processos burocráticos.
Aos 16 anos visitei um amigo que estava fazendo intercâmbio cultural na Alemanha. Lá, conheci alguns Brasileiros que haviam “magicamente”, após algumas semanas ou meses, alcançaram níveis de produtividade de um alemão.
Se estabeleceram, e lá estão até hoje.
O que aconteceu com aqueles Brasileiros? Alguma mutação genética foi necessária? Evidente que não.
Eles apenas passaram a interagir (e por consequência, passaram a fazer parte) em um arranjo mais produtivo, com menos privilégios, burocracias e mais estímulo ao desenvolvimento de resoluções dos problemas da sociedade (o que chamamos de empreendedorismo).
Não sei se você sabe, mas Elon Musk nasceu na África do Sul. Lá, o arranjo não permitiria que ele se desenvolvesse a ponto de criar uma empresa que se propõe a revolucionar o transporte na Terra e no Espaço.
Sim, somos produtivos.
Por vezes, é injusto afirmar coisas como “só depende de você”.
Espero que você e sua família estejam em segurança.
Seguimos juntos.
Forte Abraço,
Arthur Lemos.