Daniel Alves tem condenação anulada pela Justiça espanhola

Tribunal Superior da Catalunha revoga decisão de primeira instância por falta de provas.

 Daniel Alves tem condenação anulada pela Justiça espanhola Tribunal Superior da Catalunha revoga decisão de primeira instância por falta de provas.

Foto: Reprodução/Google

A Justiça espanhola absolveu nesta sexta-feira (28) o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro. Em decisão unânime, o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha anulou a sentença que o havia condenado a quatro anos e seis meses de prisão por supostamente ter estuprado uma jovem em uma discoteca de Barcelona, na noite de 30 de dezembro de 2022.

A decisão foi assinada pelas magistradas María Àngels Vivas (relatora), Roser Bach e María Jesús Manzano, além do magistrado Manuel Álvarez. O colegiado apontou “imprecisões” e “déficits” na decisão original e considerou que houve “falta de confiabilidade do depoimento” da vítima. O tribunal destacou que o acórdão anterior já mencionava inconsistências no relato da jovem e que não seria possível aceitar a versão da acusação como provada. No entanto, a decisão não significa que a versão de Alves sobre a relação consensual tenha sido confirmada.

Com isso, Alves, que foi preso preventivamente em janeiro de 2023 e pagou uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões à época) para obter liberdade provisória em março do ano passado, está agora totalmente livre de qualquer acusação na Justiça espanhola. Pela sentença anterior, ele ainda teria de cumprir mais de dois anos de prisão.

Os advogados da vítima ainda não haviam se manifestado até a última atualização desta reportagem.

A Promotoria de Barcelona havia apresentado um recurso pedindo o aumento da pena de Alves para nove anos de prisão sem fiança, enquanto os advogados da vítima pleiteavam 12 anos de reclusão. No entanto, os juízes negaram o pedido e absolveram o ex-jogador, revogando todas as medidas cautelares contra ele.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *