Daniel Coelho assume presidência do Cemit e reforça alerta para banho de mar seguro durante férias

Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco destaca aumento de riscos no litoral durante julho e orienta população sobre cuidados essenciais nas praias.

 Daniel Coelho assume presidência do Cemit e reforça alerta para banho de mar seguro durante férias Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco destaca aumento de riscos no litoral durante julho e orienta população sobre cuidados essenciais nas praias.

Foto: Tarciso Augusto/GCom Semas-PE

Historicamente, o mês de julho, período de férias escolares, concentra o maior número de incidentes com tubarões no litoral pernambucano. Para alertar a população acerca dos riscos aos banhistas e garantir um banho de mar com segurança, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), agora presidido pela secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, aborda, mais uma vez, as medidas que podem ser tomadas pelos frequentadores das praias para atenuar a exposição e assegurar um lazer tranquilo.

Devido ao período maior de chuvas durante este mês, as águas ficam mais agitadas e turvas, o que dificulta a visibilidade por parte dos banhistas. Outro grande fator é que, neste período, os animais marinhos procuram mais a costa para se alimentar, facilitando a interação entre eles e os seres humanos.

“Precisamos estar atentos a cada um desses detalhes. O mês de julho traz essa particularidade de conter os maiores índices de incidentes em todo o ano, o que obriga a população a redobrar os cuidados durante o tempo de lazer nas praias dos pontos críticos com histórico de incidentes”, ressaltou o secretário Daniel Coelho.

A principal e mais antiga recomendação do Cemit consiste na escolha, por parte de cada um dos banhistas, por locais cercados por arrecifes, que funcionam como barreira natural. Além disso, é preferível que evitem a entrada no mar após o consumo de bebida alcoólica, durante os períodos de maré alta e com ferimentos, uma vez que o sangue pode atrair os animais ainda mais para perto dos banhistas.

Desde o início da atual gestão, o Governo de Pernambuco, sob o comando da governadora Raquel Lyra, vem atuando na gestão de riscos dos incidentes. No último mês de janeiro, o CEMIT substituiu as 150 placas de alerta de incidentes na faixa litorânea considerada mais crítica, de Olinda e ao Cabo de Santo Agostinho, mostrando a atenção que o Governo Estadual tem dado à segurança aquática dos banhistas.

Serviço

Alerta do CEMIT para o banho de mar seguro com o secretário estadual de Meio Ambiente

Data: 10/07/2025 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Av. Boa Viagem , Quiosque 10, início do 2º Jardim, Em frente a rua Artur Muniz.
Mais informações: Raul Holanda (81) 98758-6361 (Assessor de Comunicação da Semas-PE)

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *