Daniel Coelho propõe tarifa zero no transporte público do Recife

 Daniel Coelho propõe tarifa zero no transporte público do Recife

Foto: Leo Motta

Daniel Coelho (PSD), pré-candidato a prefeito do Recife, apresentou hoje, em sabatina promovida pela Folha de São Paulo e UOL, um plano para implementar a tarifa zero no transporte público da capital pernambucana. O projeto, que está em fase de estudos, visa beneficiar estudantes, aposentados, desempregados, autônomos e toda a população de forma geral.

Durante a entrevista, Daniel Coelho defendeu a proposta como prioridade de sua futura gestão. “Nós vamos implementar no primeiro ano, a gente já está fazendo esse estudo. O investimento, ele fica na casa de R$ 150 milhões, a gente está falando de pouco mais de 2% do orçamento do município. A gente vai economizar muito mais do que isso com eficiência”, argumentou.

Então, dizer que 2% do orçamento você não pode destinar para o transporte público é porque você não entende a importância do transporte público. Tudo é o peso da prioridade. O governo do Estado hoje já colabora com o transporte público, investe 300 milhões de reais no transporte público, enquanto a prefeitura não investe nenhum centavo”, defendeu Daniel.

O custo total estimado em R$ 1,2 bilhão, sendo metade desse valor, R$ 600 milhões, bancado pelo Governo do Estado e a outra metade pela Prefeitura do Recife. A Prefeitura seria responsável por investir de R$ 135 milhões no sistema, enquanto o restante seria financiado pelo Governo do Estado.

Eu, com muito prazer, quero poder detalhar ao longo dessa campanha as nossas propostas para o transporte público, e vai ser central nessas propostas a tarifa zero. Evidentemente, colocando que a gente tem 50% da tarifa hoje já bancada pelo Vale Transporte. Aqueles que têm carteira assinada e têm Vale Transporte, eles já não pagam porque isso está dentro do seu acordo trabalhista. Mantendo-se isso, com investimento do Estado, investimento do município, a gente consegue financiar o sistema de transporte. E a gente já tem hoje várias linhas que são chamadas do Transporte Complementar do Recife. Essas são linhas bancadas pelo governo do Estado, pela governadora Raquel Lyra, que já fazem transporte gratuito das pessoas, dos morros para regiões planas”, concluiu Daniel.

O sistema complementar de transporte público do Recife, atualmente bancado exclusivamente pelo Governo do Estado, seria integrado ao sistema regular com a tarifa zero. Isso significa que todos os usuários teriam acesso a um sistema de transporte mais eficiente e acessível.

Benefícios da tarifa zero:

  • Redução da desigualdade social: a tarifa zero tornaria o transporte público mais acessível para todas as pessoas, independentemente da sua renda.
  • Estímulo à economia: o aumento do número de usuários do transporte público levaria a um aumento da atividade econômica na cidade.
  • Melhoria da qualidade do ar: a redução do uso de carros particulares levaria a uma diminuição da poluição do ar.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

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