Deputados fazem visita à Masterboi, em Canhotinho, e veem de perto impacto da indústria na região

 Deputados fazem visita à Masterboi, em Canhotinho, e veem de perto impacto da indústria na região

A convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), deputados estaduais conheceram, nesta quinta-feira (27.04), as instalações e o funcionamento do frigorífico da Masterboi, em Canhotinho, no Agreste Meridional.

Recebidos pelo diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, os parlamentares percorreram todos os setores da unidade industrial, viram de perto as operações, cumprimentaram funcionários e acompanharam uma apresentação sobre os impactos da chegada da empresa na economia da região. Em viagem, o presidente do grupo, empresário Nelson Bezerra, não pôde acompanhar a visita.

De acordo com Zaidan, foi uma grande satisfação receber os deputados no frigorífico de Canhotinho. “Aqui, eles puderam constatar a grandiosidade desta indústria da Masterboi, abatedouro de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, que está contribuindo para o desenvolvimento do município e da região. Já temos 470 funcionários diretos, mas temos capacidade e vamos para ampliar muito mais. É uma semente muito frutífera que está fazendo bem para o nosso estado”, disse. Segundo ele, os parlamentares, como formadores de opinião que são, vão levar o que viram e constataram para amplificar, cada vez mais, a cultura da industrialização no interior.

Por sua vez, Porto afirmou que a visita teve o intuito de mostrar aos deputados o potencial do mercado do interior do estado e o quanto uma indústria do porte da Masterboi é capaz de transformar realidades. “O empreendimento está mudando a vida dos pernambucanos, principalmente no Agreste. A visita mostra a realidade de hoje, que passa pela expansão do agronegócio, o melhoramento da genética dos rebanhos e o desenvolvimento do estado como um todo”.

Porto destacou que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste, com repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos.
A unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão. “Grandes e pequenos pecuaristas passaram a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores agora têm para quem vender os seus animais, com garantia de pagamento certo ”, afirmou.

O deputado lembra ainda que o frigorífico já provocou não só a ampliação e o melhoramento de rebanhos, estimulou o empreendedorismo e a capacitação de mão de obra, atraiu novos empreendimentos, além de ter gerado emprego e renda.

O parlamentar, que nos últimos anos mobilizou o mandato para a viabilização do projeto, lembrou que, para assegurar a primeira unidade industrial do grupo no Nordeste, foram necessárias articulações e força política. “Todos sabem da nossa luta para trazer o frigorífico para a nossa região. Tivemos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisou.

Inaugurada em agosto de 2022, a fábrica é resultado de um investimento de R$ 120 milhões e, quando estiver em operação plena, gerará 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A capacidade de abate é de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. Desde janeiro, a unidade iniciou o abate de suínos e planeja a introduzir com caprinos e ovinos.

Com matriz no Recife, a Masterboi soma 23 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas.
Nesse tempo de atividade, o grupo construiu uma história de sucesso em processamento e distribuição de alimentos, setores em que é referência nacional.

Em fevereiro deste ano, a Masterboi foi escolhida uma das corporações com melhor gestão no Brasil, na 2ª edição nacional do programa “Empresas com Melhor Gestão”, da Deloitte. A empresa foi avaliada em critérios como planejamento estratégico, boas práticas de ESG e capacidade de inovação tecnológica.

Entre os deputados presentes à visita técnica estiveram o 1° secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (União), Lula Cabral (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timoteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), José Patriota (PSB), Abimael Santos (PL) e France Hacker (PSB).

Também integraram a comitiva a prefeita de Canhotinho, Sandra
Paes (PSDB), o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto (PSDB), e o ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto.

Os deputados José Patriota (PSB), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB), Dani Portela (PSOL), Gleide Ângelo (PSB), Rosa Amorim (PT) e João Paulo Costa (PCdoB) se juntaram ao grupo para o almoço oferecido por Porto, após a visita à Masterboi.

Fotos: Lucas Patrício

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *