Deputados pernambucanos discutem ações na área de segurança pública

 Deputados pernambucanos discutem ações na área de segurança pública

Alepe, Jarbas Araújo

A Reunião Plenária dessa segunda na Assembleia Legislativa contou com pronunciamentos sobre a segurança pública. O deputado Delegado Erick Lessa, do PP, defendeu a implantação de delegacias especializadas na repressão de roubo a bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos no estado. “Eu já peço aos colegas que aprovem e que a gente possa realmente fazer uma comissão, quem sabe, para visitar o secretário de Defesa Social, para que apresente essa demanda com efetividade, para que essa política inovadora de segurança pública seja implementada no nosso estado.”

O uso de spray de pimenta durante o desfile do Galo da Madrugada no sábado de Carnaval, no Recife, motivou discurso do deputado Antônio Moraes, do PP. Segundo o parlamentar, centenas de pessoas passaram mal e precisaram ser socorridas pelos bombeiros. Moraes comentou a intenção de apresentar projeto de lei para regulamentar o comércio de spray de pimenta no estado. “Que é muito usado hoje pela polícia para acabar com distúrbios, mas tem pessoas comprando e eu tive notícias, também, que no bloco Cabeça de Touro foi usado também e muita gente passou mal.”

A segurança durante o Carnaval também pautou o pronunciamento de Joel da Harpa, do PP. O parlamentar elogiou a atuação da Polícia Militar no evento, e destacou que o Governo do Estado pagou a diária dos profissionais, atendendo ao apelo feito pela categoria. Joel da Harpa ainda anunciou a realização do primeiro Congresso das Policiais Militares Femininas de Pernambuco, que será promovido de 13 a 15 de março, no Centro de Convenções, em Olinda.

A situação do Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, repercutiu em Plenário. O deputado Wanderson Florêncio, do PSC, lembrou que os moradores do residencial estão sem energia desde a semana passada, devido a um curto-circuito. A Celpe não teria feito a religação no prédio devido ao risco iminente de incêndio. Florêncio pediu que os órgãos competentes se pronunciem sobre a situação do edifício, onde moram cerca de duas mil pessoas. “Ou vai ser interditado, por falta de condições, dando clareza aos moradores, ou libera-se a energia. A gente sabe que é um prédio particular, mas o cenário que ocorre hoje é sim de interesse público.”

A Medida Provisória 873, que determina o pagamento da contribuição sindical por meio de boleto bancário, e não mais por desconto no contracheque do trabalhador, gerou questionamentos em Plenário. Para o líder governista na Alepe, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, o Governo Bolsonaro tem a intenção de extinguir o movimento sindical brasileiro. “Hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção nacional, ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contestando essa medida provisória, que estabelece esse limite aí, a medida provisória 873 que estabelece a obrigatoriedade na verdade de buscar impedir que os sindicatos tenham liberdade e autonomia.” 

As gestões municipais que vão ser agraciadas com o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher foram anunciadas, nessa segunda, pela deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB. No próximo dia 26 de março, os prefeitos de Abreu e Lima, na Região Metropolitana; Rio Formoso, na Zona da Mata; Passira, no Agreste; e Petrolina, no Sertão; vão receber a homenagem na Assembleia. De acordo com Gleide Ângelo, as vencedoras se destacaram na promoção de políticas públicas de combate à violência contra a mulher, além de ações de empoderamento feminino.

Durante a Reunião Plenária, os deputados aprovaram diversas proposições, dentre elas, sete indicações do deputado José Queiroz, do PDT. O parlamentar foi à tribuna destacar as demandas, que incluem a reforma do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, no Agreste Central, e a construção de sede própria da Universidade de Pernambuco, também localizada no município.

Fonte: Agencia Alepe

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *