Desafio ao medo e recorde mundial: documentário inédito retrata saga de brasileira nos Alpes italianos

Brazilian ultrarunning athlete Fernanda Maciel is seen ascending to the summit of the Matterhorn, on the Italian side and on its Lion Ridge on August 20, 2020. // Mathis Dumas / Red Bull Content Pool // SI202008260172 // Usage for editorial use only //
A emoção e as lágrimas no topo de uma das montanhas mais icônicas da Europa se misturam com alegria e alívio. Foi assim que a ultramaratonista Fernanda Maciel se sentiu ao desafiar seus medos e alcançar o recorde mundial de escalar duas montanhas em menos de 24h. Em trajeto que, no passado, já culminou na perda de um dos melhores amigos e até congelou os próprios olhos, a brasileira não mediu esforços e, de modo especial, lança um mini-documentário com esse feito extraordinário. Gratuitamente pela internet, ‘Fernanda Maciel: Um Dia’ está disponível na Red Bull TV, por meio do link https://win.gs/3dWZqyM .
Com 17 minutos de duração, o mini-documentário retrata as dores, aflições e os bastidores do feito histórico realizado por Fernanda Maciel. O conteúdo se inicia com os desafios em Gran Paradiso, com 4.061m de altura. Na sequência, a brasileira parte para encarar a temida montanha Matterhorn, com 4.478m. Tais Alpes, ambos localizados na Itália, são locais de difícil acesso, com percursos estreitos, superfícies escorregadias e clima implacável. Geralmente, são necessários de dois a três dias para concluir o trajeto em cada montanha. Entretanto, em menos de 24 horas, a ultramaratonista alcançou o feito.
“Durante a quarentena, pensei: ‘Quero um desafio físico e também mental, um desafio espiritual’. Existem algumas montanhas épicas nos Alpes, Gran Paradiso e Matterhorn. Duas montanhas bem clássicas que eu gostaria de escalar em um só impulso. Na Gran Paradiso, o foco estaria na minha performance solo. Todos estão lá com suas cordas, por ser um terreno muito técnico. E Matterhorn é a chance para enfrentar nosso maior desafio emocional. Para escalá-las em apenas um impulso, você precisa ser um bom atleta, estar em forma e alerta. Acho que você precisa ter muita força. Isso não é para todos”, afirma a atleta, em trecho do documentário.
Em Gran Paradiso, Fernanda conquistou dois recordes mundiais, sendo a mulher mais rápida a atingir o topo, assim como a atleta mais veloz a subir e descer a montanha. Já em Matterhorn, um dia antes, uma avalanche de pedras atingiu cerca de vinte alpinistas, que precisaram ser resgatados de helicóptero. Para acompanhar todos os momentos dessa conquista histórica da brasileira, o público pode acessar pelo https://win.gs/3dWZqyM .