Desenvolvida com ajuda da UFPE, plataforma Universidade 360º disponibiliza dados sobre rede federal de ensino

 Desenvolvida com ajuda da UFPE, plataforma Universidade 360º disponibiliza dados sobre rede federal de ensino

MEC lançou a plataforma Universidade 360º Observatório da Educação Superior — Foto: Luiz Forte

Foi lançada hoje (1º) a plataforma Universidade 360, que disponibiliza com novas funcionalidades informações sobre a rede federal de ensino, universidades e institutos federais. A ferramenta está disponível no site no Ministério da Educação.  

A plataforma disponibiliza, por exemplo, dados sobre instituições, vagas novas, matrículas, pessoas que ingressam e concluem, cursos e municípios, bem como a lista de cada universidade, centro universitário e faculdades da rede federal.

Os indicadores podem ser vistos por série histórica, região e por instituição. As informações também são exibidas também no mapa do Brasil, permitindo a busca por algum dado indo ao estado ou à cidade.

A plataforma elenca não somente registros sobre os cursos de graduação, mas dados sobre os programas de pós-graduação. Eles também podem ser analisados individualmente por instituição, por série histórica ou por indicador.

Um segundo tipo de informação inserida é sobre o orçamento. Foram publicados dados tanto sobre as previsões de recursos das programações orçamentárias quanto sobre o que foi executado, por instituição e por grupos de gastos.

É possível pesquisar modalidades de despesas por meio de filtros, que permitem buscar o quanto foi gasto com itens como bolsas, materiais de consumo, alimentação, passagens, diárias, água e esgoto e energia.

No evento de lançamento realizado hoje em Brasília, o coordenador do projeto, Poty de Lucena, destacou que a iniciativa ajuda a dar mais transparência às instituições e apoia a tomada de decisão pelos gestores.

“Só se toma decisão se tiver informação. Muitas vezes a gente não tem acesso ou não consegue extrair informação útil. Além disso, tomadas de decisão orientadas por dados trazem economia para o cidadão”, disse.

Projeto

A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério com auxílio de uma rede liderada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e com colaboração de outras universidades federais, como de Viçosa (UFV), de Pernambuco (UFPE) e do Espírito Santo (UFES).

*Da Agência Brasil

Redação

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *