DETRAN conscientiza estudantes sobre perigos do álcool e direção de veículos
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) levou, na manhã desta quinta-feira (1º), atividades do programa Jovem Cidadão para alunos da Escola Municipal Manoel da Rosa, na cidade de Paudalho, Zona da Mata. A ação contribui para a formação de consciência dos futuros condutores, oferecendo informações sobre alcoolemia e os perigos de conduzir sob efeito da embriaguez. Para isso, foi utilizado um simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez e óculos de realidade virtual. O educandário integra a rede do projeto Professor Amigo do Trânsito (PAT).
O Jovem Cidadão é voltado para estudantes do ensino fundamental e oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de conduzir veículos. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Diretoria de Fiscalização, a programação despertou a atenção dos estudantes, integrantes do 9º ano do ensino fundamental II. Na escola foi utilizado o simulador de direção, que apresenta uma visão aproximada das condições de dirigir estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, representa sensações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos.
As atividades em Paudalho também incluíram o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça transmite a noção de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Ainda foram utilizados os óculos de realidade alterada, acessório que leva o usuário para uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira trágica. No município, o PAT é coordenado pela professora Lúcia Cleide e contou com o apoio da Secretaria de Educação.
Para a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima, é fundamental que os jovens conheçam vivenciem experiências que mostrem as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. [UTF-8?]“Dessa forma as futuras gerações ficam mais conscientes das responsabilidades para um trânsito seguro para [UTF-8?]todosâ€, avalia. O programa Jovem Cidadão também promove palestras e produz conteúdo educativo direcionado a estudantes do ensino fundamental.