Dia do Motociclista: vítimas diminuem no Recife, mas motos seguem ferindo e matando no trânsito

 Dia do Motociclista: vítimas diminuem no Recife, mas motos seguem ferindo e matando no trânsito

A correlação entre conduzir motocicletas e se envolver em sinistros de trânsito também foi confirmada no relatório – FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

Embora sigam respondendo por praticamente metade das vítimas dos sinistros de trânsito no Brasil – especialmente no Nordeste -, o estrago das motocicletas ficou um pouco menor no Recife, depois de ter aumentado em 2020.

A constatação é da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no mais recente Relatório de Segurança Viária divulgado em homenagem ao Dia do Motociclista 2022, comemorado nacionalmente nesta quarta-feira (27/7).

O Recife conseguiu reduzir em 39% as mortes de motociclistas entre 2020 e 2021, embora esse público ainda represente 25% das vítimas fatais no trânsito da capital pernambucana.

Em 2017 foram 50 óbitos. Em 2018, 36 registros, seguidos de 32 em 2019. Em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19 e as medidas restritivas de circulação adotadas na cidade e no País, as mortes aumentaram para 38 casos. Para, em 2021, cair para 23 óbitos.

O mesmo relatório, entretanto, confirma que os motociclistas precisam ser – cada vez mais e mais – o alvo principal da fiscalização e das políticas de segurança viária. De todos os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se diz. Entenda) com vítimas feridas da capital, 81% envolveram motociclistas.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Somente em Pernambuco, as mortes e ferimentos de motoqueiros geram um custo anual de R$ 3 bilhões, valor que representa metade do custo de todas as vítimas do trânsito – Rovena Rosa/Agência Brasil

 

E não para por aí: em 2021 houve um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito com motociclistas.

 

mmscriacoes

Related post