Dia Internacional da Medicina Integrativa é celebrado em 23 de janeiro

No dia 23 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Medicina Integrativa, área da saúde voltada para o cuidado integral com as pessoas, ou seja, envolvendo tanto o aspecto físico quanto a área psicológica. A data homenageia os profissionais que atuam com essa atividade e amplia o debate sobre a sua importância para a saúde como um todo.
Mas você sabe o que é Medicina Integrativa?
Medicina Integrativa é a área da saúde que trata diversas condições considerando os aspectos físicos e psicológicos dos pacientes. Na prática, o campo defende que quando uma pessoa passa por um problema, ela deve ser acompanhada por uma equipe formada por médicos, psicológicos, nutricionistas, terapeutas entre outros profissionais, e assim encontrar o tratamento mais indicado.
Outra característica da Medicina Integrativa é que ela une métodos tradicionais de tratamento, como medicamentos e cirurgias, com outras práticas não-invasivas e chamadas de alternativas, como a massoterapia, a meditação, o reiki e a acupuntura.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
Conhecidas pelos inúmeros benefícios que trazem para quem delas utiliza – como: diminuição do nível de stress, de dores crônicas, melhora do sono, sensação de relaxamento e paz, além de potencializar o sistema imunológico – as PICS foram implementadas ao SUS, recomendadas inclusive pela Organização Mundial de Saúde. O principal objetivo dessas práticas é tratar o ser humano como todo, avaliando a causa do problema de saúde pela raiz emocional. Ao todo são 29 práticas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde.
As práticas integrativas não só podem ser aplicadas em seres humanos, como também em animais e plantas. O zoológico de Belo Horizonte/MG por exemplo possui uma equipe de profissionais de técnicas integrativas que realizam os procedimentos nos animais.
Reiki
Entre as 29 práticas recomendadas pelo SUS e OMS, o Reiki é uma técnica de canalização da energia universal repassada através do toque e da imposição das mãos. O significado é Energia Vital (Ki), direcionada e potencializada pela Energia Universal (Rei).
O objetivo dessa prática é restabelecer, por meio de limpeza, desbloqueio e ativação de seus chakras e meridianos, o equilíbrio energético vital “Ki” da pessoa que recebe o tratamento, harmonizando-a energeticamente para ativar o sistema de autoequilíbrio e restaurar a saúde.
“A ciência vem despertando aos poucos o interesse em pesquisar mais sobre as técnicas integrativas, a partir do momento que a humanidade passou a entender que saúde não é só curar doenças, mas viver bem”, afirmou o Reikiano, Assis.

Quem é José Assis?
Terapeuta Holístico e Mestre em Reiki, Assis conta que se interessou pelas práticas pela visão do mundo holístico, que é de tratar o ser humano de forma completa – corpo , mente e alma – para suavizar mais do dia a dia das pessoas. Hoje em dia trabalha ministrando cursos para formar novos reikianos, assim expandir essa prática de tratamento que proporciona mais bem-estar nas pessoas.
Site:
www.trisquelassis.com.br
Instagram:
@trisquel.assis
Contato:
81983735901