Dia Nacional da Rinite: Especialista oferece dicas para prevenir crises em crianças e adolescentes

 Dia Nacional da Rinite: Especialista oferece dicas para prevenir crises em crianças e adolescentes

Foto: Reprodução/Internet

No Dia Nacional da Rinite, celebrado em 15 de setembro, especialistas alertam que aproximadamente 26% das crianças são afetadas por essa condição. A rinite alérgica, que não é contagiosa e pode ser hereditária, é mais comum em crianças a partir dos dois anos de idade, atingindo também cerca de 30% dos adolescentes, de acordo com dados do ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância).

A Dra. Maria Letícia Chavarria, Coordenadora do Departamento Científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), destaca os principais sintomas da rinite, que incluem coceira frequente no nariz e/ou nos olhos, espirros frequentes, coriza (nariz escorrendo) e obstrução nasal, mesmo na ausência de resfriados.

Há boas notícias para aqueles que sofrem com a rinite alérgica, pois existe tratamento eficaz. A imunoterapia, conhecida como vacina para alergia, tem se mostrado um tratamento eficiente para a rinite alérgica. A Dra. Maria Letícia explica que essa terapia pode ser administrada de forma subcutânea ou sublingual, com menor risco de reações adversas. Ela é indicada tanto para crianças quanto para adultos.

A especialista da ASBAI compartilha dicas para prevenir crises de rinite, destacando a importância do controle ambiental:

  • Proteger colchões e travesseiros com capas impermeáveis contra ácaros.
  • Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadas, especialmente nos quartos.
  • Optar por pisos de cerâmica, vinil e madeira, bem como cortinas do tipo persiana ou de materiais laváveis.
  • Realizar a limpeza diária com pano úmido na casa ou usar um aspirador de pó com filtros especiais (HEPA) pelo menos duas vezes por semana.
  • Evitar banhos extremamente quentes, oscilações bruscas de temperatura e a exposição a odores fortes, como perfumes, aromatizadores de ambiente, incensos e cigarro.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *