Diabetes: Atenção aos sinais NÃO clássicos
O diabetes é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas além dos sintomas clássicos como cansaço desproporcional, perda de peso e frequente vontade de urinar, existem sinais menos conhecidos que merecem atenção. O Dr. Fernando Valente, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), alerta para sinais não clássicos, como visão turva, dificuldade de cicatrização de feridas, formigamento nas pernas e infecções genitais recorrentes, que podem indicar a presença do diabetes.
De acordo com o Dr. Valente, a candidíase, por exemplo, pode ser uma manifestação do diabetes, uma vez que a pessoa acaba excretando mais açúcar pela urina. Além disso, o diabetes é a principal causa de cegueira entre pessoas em idade laboral e, juntamente com a pressão alta, é responsável pela maioria dos casos de falência renal. Assustadoramente, duas em cada três pessoas recorrem à diálise devido a problemas relacionados com pressão alta e diabetes. O diabetes também é a principal causa de amputações de membros inferiores e representa um grande risco de infarto e derrame, com sete em cada dez pessoas com diabetes perdendo a vida devido a doenças cardiovasculares.
No entanto, há esperança e medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar esses desfechos desfavoráveis. O Dr. Valente destaca seis medidas essenciais:
- Monitorização regular dos níveis de glicose no sangue.
- Consultas oftalmológicas anuais para exames de fundo de olho.
- Exames de sangue anuais para verificar a função renal, medindo os níveis de creatinina.
- Avaliação frequente da presença de proteínas na urina.
- Realização anual de eletrocardiograma de repouso.
- Observação regular dos pés, verificando a presença de feridas que possam ser portas de entrada para infecções.
Proteja-se contra o diabetes e seus efeitos prejudiciais, prestando atenção a esses sinais menos conhecidos e tomando medidas preventivas cruciais. Sua saúde está em suas mãos.