Dicas de Nutricionista para Aliviar a Ressaca Pós-Carnaval: Hidratação e Alimentação Saudável no Foco

 Dicas de Nutricionista para Aliviar a Ressaca Pós-Carnaval: Hidratação e Alimentação Saudável no Foco

Foto: Divulgação

Após os intensos dias de folia do Carnaval, muitos foliões enfrentam os desconfortáveis sintomas da ressaca. Boca seca, enjoo, falta de apetite e dor no estômago são sinais comuns desse mal-estar pós-festa. O nutricionista e professor do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo, oferece dicas valiosas para aliviar os efeitos da ressaca e recuperar o corpo de forma saudável.

Hidratação como Prioridade:

Os sintomas da ressaca estão, muitas vezes, relacionados à desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool. Melo destaca a importância de iniciar o processo de recuperação pela hidratação. “Alimentos ricos em água em sua composição podem ser ótimos aliados para minimizar os sintomas, além de serem ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, como melancia, abacaxi, laranja, melão e água de coco. Reforçar a necessidade de ingestão de água mineral também é fundamental“, enfatiza o nutricionista.

Alimentação Saudável e Gradual:

Para uma recuperação eficaz, Melo recomenda a escolha de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, especialmente frutas, verduras e legumes. “Fazer as principais refeições ao longo do dia e optar por pratos saudáveis são passos essenciais. É crucial consumir em locais confiáveis, evitando lanches de origem duvidosa“, orienta.

O nutricionista destaca a necessidade de evitar o café em grande quantidade. Apesar de ser buscado por muitos como uma solução para a ressaca, o excesso de café pode prejudicar a hidratação devido às propriedades diuréticas da cafeína.

Orientações Preciosas:

Muitos, quando estão de ressaca, procuram o café como meio de aliviar os sintomas. Todavia, caso seja ingerido em grande quantidade, pode ser um vilão. Ao longo do dia, pode atrapalhar na hidratação, tendo em vista que a cafeína presente nesta bebida possui propriedades diuréticas”, alerta Crístenes Melo.

Com essas dicas simples, os foliões podem enfrentar a ressaca pós-Carnaval de maneira mais tranquila, priorizando a saúde e o bem-estar.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *