DIETA LOW CARB

 DIETA LOW CARB

Haissa Nogueira

Um dos assuntos mais atuais hoje é essa bendita (?) dieta com baixo teor de carboidratos para perda de peso, com a lógica de que: o consumo de carboidrato estimula a insulina fazendo a lipogênese…ok! Tudo isso acontece, mas precisamos explicar algumas coisas:
Essas dietas são geralmente caracterizadas por serem compostas de 55 a 65% de gordura, menos de 20% de carboidratos (até 100g por dia) e 25 a 30% de proteínas.

Essas dietas defendem que uma dieta rica em carboidratos deixa a pessoa menos satisfeita, resultando em mais fome, ingerindo mais carboidrato e com isso maior produção de insulina, que inibiria a liberação de serotonina: aumentando o apetite.
Há alguns autores que alegam que a dieta rica em gordura leva à CETOSE, o que diminuiria o apetite, vale salientar também que: essas dietas ricas em gorduras e pobre em carboidratos (cetogênicas) são geralmente utilizadas para pessoas com EPILEPSIA, pois os corpos cetônicos simulam neurotransmissores, diminuindo episódios convulsivos.
Mas, meus caros, evidências mostram que NÃO HÁ DIFERENÇA nem quanto ao apetite e nem quanto à sensação de bem estar.
A diminuição da pressão arterial e a redução dos níveis de glicose, insulina e colesterol são consequências da perda de peso, e não da composição da dieta.
Todas as dietas hipocalóricas se sustentadas a longo prazo levam à perda de peso, entretanto, em curto prazo as dietas cetogênicas (ricas em gorduras e escassa em carboidratos) causam MAIOR PERDA DE ÁGUA DO QUE GORDURA CORPORAL, além de serem deficientes de vitaminas A, B6, E, folato, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fibras, necessitando de suplementação.
Algumas consequências dessas dietas são: halitose, dor de cabeça e cálculo renal.
Por fim, há pessoas que conseguem se adaptar a esse tipo de dieta, e se lhe faz bem, não há por que não aderir. Só que há pessoas que se frustram porque percebeu que esse tipo de dieta não deu muito resultado, e como sempre digo: cada pessoa é uma pessoa, o que serve pra mim pode não servir pra você e repito: a melhor forma de diminuir o peso, é de forma gradual, numa dieta com baixa caloria independente de porcentagem de nutrientes, com equilíbrio!

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *