Nos siga nas redes sociais

Cultura

Documentário retrata vida e obra de Nilo Oliveira, Mestre do Nação Maracambuco de Olinda

Publicado

em

Mestre Nilo — Foto: Sandro Barros/PMO

filme aborda os principais pontos da sua carreira como mestre de um grupo de maracatu jovem, que defende com talento e determinação da tradição secular do maracatu de baque virado

Um curta-metragem relata a história e trajetória do cidadão olindense Nilo Pereira. Mestre fundador, zelador e mestre do maracatu Nação Maracambuco, fundado em 1993 no bairro de Peixinhos, Olinda/PE. O lançamento do documentário chamado Minha Nação – Um filme sobre Mestre Nilo, acontece nesta quarta-feira (30), às 19h, no Youtube, neste link:

O filme foi produzido pela produtora Mangaba Coletiva, com duração de 5 minutos e foi contemplado no Edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, através da Lei Aldir Blanc, e foi gravado na semana do Carnaval 2021, conhecido como “o Carnaval que nunca aconteceu”, devido ao período pandêmico da covid-19.

Ao longo dos 28 anos, o Maracatu Nação Maracambuco, criado por Nilo, já teve a participação de 3.000 jovens do bairro de Peixinhos, que mantém atualmente cerca de 160 membros ativos. Maracambuco é um maracatu de baque virado, com tradição nagô, consagrado como um importante projeto social no Estado.

No filme, Mestre Nilo repassa os principais pontos da sua carreira como mestre de um grupo de maracatu jovem, que defende com talento e determinação uma tradição secular. Fundado em 1993 pelo próprio Mestre Nilo, que há muito sonhava em ser zelador de um maracatu, o Maracambuco espelha muito bem o perfil de seu mestre.

Prêmios Maracambuco

Presidente do Maracambuco recebeu o Título de Cidadão de Olinda em 2007;

Maracambuco ganhou o Prêmio de Cultura Populares em 2007;

Presidente do Maracambuco ganhou a Medalha Aloísio Magalhães, maior condecoração de Olinda em 2013;

Maracambuco ganhou a Medalha Ordem do Mérito Cultural 2013 concedido pelo Ministério da Cultura;

Maracambuco foi um dos Homenageados do Carnaval 2014 da Cidade de Olinda;

Maracambuco ganhou o Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá em 2015;

Maracambuco ganhou o Troféu Cabeça de Galo 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017;

Maracambuco Ponto de Cultura.

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop