Dom Fernando Saburido completa 75 anos e anuncia pedido de renúncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou que se prepara para deixar o cargo que ocupa há quase 13 anos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), dia em que ele completou 75 anos. Em um comunicado gravado, Saburido fez um relato pessoal da sua trajetória e disse que formalizou o pedido de renúncia em uma carta ao Papa Francisco.
Veja o que Saburido diz na carta ao papa:
“Recife, 10 junho de 2022. Papa Francisco. Hoje rendo graças a Deus pelos meus 75 anos de vida. Em cumprimento ao que determina o cânon 401 do Código de Direito Canônico, apresento minha renúncia ao ofício de arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, minha amada igreja de origem.
Chamado durante o pontificado do então Papa João Paulo II para o exercício do ministério episcopal, aceitei, apesar de muito temor, mas confiando na graça de Deus. Em agosto do Ano Jubilar 2000, fui ordenado bispo, tendo sido nomeado inicialmente para a extinta diocese de Tartia Montana e auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife.
Em julho de 2005, tomei posse com o bispo diocesano de Sobral, no Ceará. Foram quatro anos de bênçãos em minha vida. Em agosto de 2009, retornei como arcebispo para a arquidiocese de Olinda e Recife. Hoje, rendo graças a Deus por ter me conduzido até aqui, apesar de minha indignidade.
Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas a minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da igreja.
Prestes a concluir a missão episcopal a mim confiada, peço vossa benção para a minha pessoa, todo o rebanho confiado aos meus cuidados pastorais ao longo desses 22 anos e para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que é que essa igreja de Olinda e Recife terá a honra e alegria de sediar em unidade com todo o nosso Regional Nordeste 2 da CNBB, em novembro próximo.
Fico no aguardo da aceitação de vossa santidade e nomeação do meu sucessor, que será recebido como bendito o que vem em nome do Senhor (Salmo 118, versículo 26). Agradecido pela confiança e pedindo perdão por eventuais falhas cometidas, despeço-me fraternalmente.
Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.”