Dominguinhos: O mestre da Sanfona entra para o panteão dos heróis Pernambucanos

 Dominguinhos: O mestre da Sanfona entra para o panteão dos heróis Pernambucanos

Foto: Divulgação

Em um gesto que ressoa a alma musical de Pernambuco, o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) conquistou uma vitória histórica na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em março deste ano, ele protocolou um Projeto de Resolução destinado a inscrever o nome do ilustre músico e instrumentista, José Domingos de Moraes, conhecido carinhosamente como Mestre Dominguinhos, no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – uma honra reservada àqueles que deixaram um legado indelével na história e na cultura do estado. Hoje, em 20 de setembro de 2023, celebramos o sucesso desse projeto audacioso.

O Mestre Dominguinhos partiu deste mundo há uma década, mas sua influência e sua música continuam a ecoar pelos corações e almas de milhares de admiradores, não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil e além-fronteiras. Sua sanfona mágica cativou audiências pelo mundo todo, e seu talento excepcional transcendeu gerações.

O Projeto de Resolução Nº 794/2023, concebido pelo incansável deputado Izaías Régis, passou pelo escrutínio rigoroso das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Educação e Cultura, onde obteve aprovação unânime. E, na terça-feira, dia 19, durante uma sessão histórica na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o projeto foi aclamado com votos unânimes, concedendo a Dominguinhos um lugar eterno no Panteão dos Heróis e das Heroínas do estado.

A Resolução N°1926, que formalizou essa homenagem póstuma, foi publicada hoje, no dia 20 de setembro de 2023, no Diário Oficial de Pernambuco.

“O Mestre Dominguinhos nos enche de orgulho com sua trajetória de sucesso e reconhecimento nacional. Ele imortalizou-se através de sua música brilhante, e agora, merecidamente, seu nome será inscrito no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco. Em Garanhuns, durante nossa gestão, criamos um festival em sua honra, lutamos incansavelmente para que seus restos mortais fossem repatriados e sepultados em sua terra natal, implementamos oficinas de sanfona nas escolas municipais para que as novas gerações conhecessem a obra do Mestre e erguemos uma estátua majestosa na Praça Mestre Dominguinhos. E agora, mais uma vez, buscamos uma nova forma de homenagear nosso conterrâneo ilustre”, declarou com emoção o deputado Izaías Régis.

Com essa resolução, o legado de Dominguinhos se eterniza como parte integrante da rica tapeçaria cultural de Pernambuco, mantendo viva a chama da música que ele dedicou sua vida a criar e compartilhar. Que a sanfona continue a tocar e inspirar gerações futuras, assim como fez com as que vieram antes dela.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *