Em Pernambuco, 437 socioeducandos da Funase são inscritos no Encceja PPL

 Em Pernambuco, 437 socioeducandos da Funase são inscritos no Encceja PPL

Imagem: Arquivo/Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, inscreveu 437 adolescentes no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado a pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL). As provas, previstas para 13 e 14 de outubro de 2021, serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), conforme informações divulgadas pela instituição em edital.

O Encceja PPL, que tem participação voluntária e gratuita, permite que pessoas privadas de liberdade busquem a certificação de que concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o primeiro caso, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame e fazer provas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já para obter certificação no Ensino Médio, os estudantes devem ter a partir de 18 anos e responder questões de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens, além de fazer uma redação.

O Encceja PPL será realizado em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil. Em Pernambuco, a aplicação ocorrerá dentro de oito Casas de Semiliberdade (Casem) e de dez Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) administrados pela Funase em nove municípios. “Concluímos a adesão ao exame recentemente. É uma prova que mobiliza muito os adolescentes e os funcionários que os acompanham, porque é uma oportunidade para trilhar uma mudança de vida pela educação. Possibilitar isso dentro de um ambiente de privação de liberdade é muito representativo”, avalia a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo.

Redação

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